Dólar fecha em ligeira alta ante o real com fluxo pontual e giro fraco

Publicado em 17/10/2016 18:03

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar devolveu no fim do pregão a queda exibida desde cedo e encerrou em ligeira alta ante o real nesta segunda-feira, com fluxo pontual de compra de moeda e operações no interbancário amplificadas pelo giro mais contido durante todo o dia.

O dólar subiu 0,1 por cento, a 3,2076 reais na venda. Na mínima do dia, o dólar recuou 0,51 por cento, a 3,1880 reais.

"Transações interbancárias e movimentos de mercado futuro fizeram o dólar subir", comentou o operador da Advanced Corretora, Alessandro Faganello, para justificar a virada da moeda. O dólar futuro subia cerca de 0,2 por cento nesta tarde.

Como o giro mais fraco nesta sessão, poucas operações foram suficientes para corrigir o movimento da moeda. Além disso, foi notado fluxo pontual de compra, disseram operadores.

Durante toda a segunda-feira, no entanto, o dólar trabalhou em baixa ante o real influenciado pela expectativa de ingresso de recursos, em meio a expectativa de que o Comitê de Política Monetária do Banco Central vai anunciar um corte na taxa de juros na quarta-feira.

"A redução da Selic neste momento demonstra o início do reaquecimento da economia, melhorando a confiança dos investidores com o cenário brasileiro", comentou Faganello.

"E esses investidores ainda encontrarão por aqui taxas ainda bastante altas, mesmo após o corte da Selic", emendou.

O mercado tem interpretado como bem-sucedida a ação do governo em "vender" o Brasil ao investidor estrangeiro.

No fim de semana, em evento dos Brics na Índia, o presidente Michel Temer voltou a destacar a necessidade de equilibrar as contas públicas para que o Brasil volte a crescer e, com isso, gerar empregos.

Um dos pontos de avanço para equilibrar as contas foi a aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto pra o crescimento dos gastos públicos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, cancelou viagem à Índia e Japão para garantir que o texto seja aprovado em segundo turno na semana que vem. A matéria deve ir a votação no dia 24.

O mercado também espera fluxo de entrada de dólares com a repatriação de ativos de brasileiros no exterior.

"A expectativa com o ingresso de recursos da repatriação tem feito o dólar cair. A soma é elevada", disse o diretor de operações da corretora Mirae Asset, Pablo Spyer.

O plenário da Câmara dos Deputados deve votar o projeto que altera as regras de regularização de recursos não declarados no exterior nesta terça-feira, se houver consenso entre os líderes.

O Banco Central vendeu nesta manhã o lote integral de 5 mil contratos de swap cambial reverso --equivalente à compra futura de moeda.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro