Paraguai tem a economia que mais avançou em PIB na América do Sul; Brasil e Argentina retrocederam

Publicado em 30/01/2017 10:26

Na América do Sul, o Paraguai é a economia que mais avançou quanto ao seu Produto Interno Bruto (PIB) entre 2012 e 2016, com uma expansão total de 24%, segundo o informe anual da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

O órgão das Nações Unidas aponta também que o Panamá lidera o ranking de crescimento do último quinquênio, enquanto a Venezuela é o país que mais caiu, dentro da América Latina. No entanto, a América Latina e o Caribe acumulam uma expansão de 5,1%. Depois do Paraguai, Peru e Colômbia vêm em seguida, com 21% e 18%, respectivamente, enquanto Argentina e Brasil retrocederam 0,6% e 2,5%, respectivamente, nos últimos 5 anos.

Estas quedas em países cujos PIBs são importantes na região abatem no indicador de crescimento de toda a América Latina, de acordo com uma análise do Infobae.com. "A importância de novos rendimentos de caráter produtivo é chave para interpretar porque algumas nações crescem enquanto outras estão estancadas ou retrocedem.

Neste ano, o Paraguai enfrentará um entorno regional e mundial muito mais complexo, onde somente o preço das commodities, somado a fatores internos, está a favor da economia. O Cepal projeta um crescimento de 3,8% para o país, inferior ao registrado em 2016, de 4%.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación Paraguay

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com impulso de ações de tecnologia e dados de inflação fracos
Vale a pena insistir mais um pouco no acordo entre Mercosul e UE, diz Haddad
Ibovespa fecha em alta com endosso de Wall St e Brava em destaque
Dólar fecha estável com comentários de Galípolo e cenário político no foco
Von der Leyen diz aos líderes da UE que assinatura do Mercosul é adiada, dizem fontes
Discurso brando de Galípolo reduz força das taxas dos DIs