Senado aprova PEC que acaba com foro privilegiado, proposta vai para Câmara

Publicado em 01/06/2017 07:14

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado aprovou nesta quarta-feira, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado para crimes comuns, com exceção do presidente e do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aprovada por unanimidade em primeiro turno, a proposta foi chancelada em segundo turno por 69 votos e uma abstenção. A aprovação do fim do foro privilegiado no Senado ocorre no momento em que o STF analisa possível restrição do alcance da prerrogativa e em meio a uma crise política que abalou o governo do presidente Michel Temer, alvo de um inquérito na Suprema Corte.

“A proposta extingue o foro para 54 mil autoridades no Brasil”, disse o relator da PEC, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Não é o ideal, não é o que eu queria”, disse o senador, ao admitir que teve de abrir mão de alguns pontos para conseguir um acordo que possibilitasse a votação da proposta nesta quarta. “Já é um avanço significativo.”

Inicialmente, Randolfe pretendia, por exemplo, que o foro fosse extinto inclusive para o presidente da República. Mas durante a tramitação da proposta, ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, foi incluído um dispositivo que ressalva o chefe do Poder Executivo.

“É notório que restou ultrapassada a ideia de que o foro por prerrogativa de função serviria para proteger o cargo, não o seu ocupante. O que se observa, ao contrário, é que muitas pessoas buscam o mandato eletivo justamente para fugir das instâncias ordinárias da Justiça, conduta francamente reprovável”, disse o senador em seu relatório.

“Hoje o foro especial é visto pela população como verdadeiro privilégio odioso, utilizado apenas para proteção da classe política - que já não goza de boa reputação -, devido aos sucessivos escândalos de corrupção. Oportuno e conveniente, portanto, modificar as regras vigentes, no que tange ao foro privilegiado.”

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

O Globo- Fim do foro privilegiado: Saiba o que pode mudar com lei aprovada no Senado

BRASÍLIA - O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira lei que extingue o foro privilegiado, no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal começou a debater a questão. O projeto de lei que teve aval dos senadores ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados e receber a sanção presidencial para entrar em vigor.

- Qual regra o Senado aprovou sobre foro especial para autoridades?

- Os senadores aprovaram uma proposta de emenda constitucional para acabar com o foro.

- Há exceções?

- Só manterão direito de responder a processo no STF por crimes relacionados aos cargos o presidente da República, seu vice e os presidentes da Câmara, Senado e do Supremo Tribunal Federal.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

Fonte: Reuters + O Globo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde