Número de pessoas vivendo em extrema pobreza é o menor em 200 anos

Publicado em 20/11/2017 07:36

Os números podem nos deixar otimistas: menos de 10% da população mundial - o equivalente a 9,6% - vive em situação de extrema pobreza. Desde 1820, esse número nunca foi tão baixo. A expectativa de especialistas é que esse índice se mantenha ou até continue diminuindo ao longo dos próximos anos.

“Em 1820, a maioria das pessoas viviam em situação de pobreza extrema e apenas uma elite pequena aproveitava um padrão de vida mais elevado. O crescimento da economia nos últimos 200 anos transformou completamente nosso mundo, com a pobreza caindo continuamente nos últimos dois séculos. Isso é ainda mais impressionante se considerarmos que a população cresceu sete vezes nesse mesmo período”, afirmam os pesquisadores Max Roser e Esteban Ortiz-Ospina, em um texto sobre pobreza extrema publicado no Our World in Data, página criada por um grupo da Universidade de Oxford e que agrega dados de fontes diversas – pesquisas da ONU, institutos internacionais de pesquisas, governos e outros – para dar um panorama numérico do mundo de hoje.

Países como China e Índia, por exemplo, marcaram essa mudança, de acordo com o professor do Departamento da Economia da UFPR, Junior Ruiz Garcia. Ainda assim, o economista defende que é importante não ser otimista demais. 

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem estabilidade com exterior favorável e antes do Copom
Governo publica portaria que suspende dívidas de pessoas, empresas e municípios por 90 dias no RS
Pacheco diz que Senado aprovará decreto legislativo sobre calamidade no RS nesta 3ª
Preços do minério de ferro ficam estáveis com esperanças de estímulo ao setor imobiliário
Forças Armadas israelenses tomam posto de fronteira de Rafah e intensificam ataques no sul de Gaza