Lula deu a ordem de “partir para cima” do TRF-4, diz o Globo (O Antagonista)

Publicado em 16/01/2018 11:41
Partido vai ‘jogar pesado’, afirma Gleisi ao Poder360 (veja entrevista na íntegra)

Os ataques aos desembargadores do TRF-4 foram ordenados pelo próprio Lula.

Diz O Globo:

“Diante da avaliação de que as chances de condenação são altas, a ordem agora é partir para cima.” 

Veja o texto na íntegra no Blog de Lauro Jardim, apurado por Juliana Braga

" O PT deu uma guinada na sua estratégia para o julgamento de Lula em Porto Alegre. Antes, a orientação para a militância era evitar ataques pessoais e manter as críticas ao processo, não aos desembargadores.

Diante da avaliação, feita pela direção do partido, do Instituto Lula e pela defesa do ex-presidente, de que as chances de condenação são altas, a ordem agora é partir para cima. A movimentação do presidente do TRF-4, Thompson Flores, sobre as ameaças recebidas foi vista dentro da sigla como pano de fumaça e serviu como combustível para os primeiros ataques.

As últimas e desesperadas mentiras da defesa de Lula

As últimas e desesperadas mentiras propagadas pela defesa de Lula foram desmontadas por Merval Pereira.

Leia um trecho de sua coluna em O Globo:

“Às vésperas do julgamento do recurso do ex-presidente Lula contra sua condenação pelo Juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá, os aliados do ex-presidente pretendem ser um fato novo a decisão de uma juíza em Brasília de penhorar o imóvel em um processo contra a OAS, o que seria a prova incontestável de que ele pertence à construtora, e não a Lula.

Gleisi: “Para prender o Lula, vai ter que matar gente”

Gleisi Hoffmann disse o seguinte ao Poder360:

“Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar.”

É um desafio intolerável à Justiça.

É uma afirmação terrorista.

Gleisi Hoffmann precisa ser processada por incitação à violência.

Partido vai ‘jogar pesado’, afirma Gleisi ao Poder360 (veja entrevista na íntegra)

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), desconsidera a hipótese de o ex-presidente Lula ter a prisão decretada. “Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar”, afirmou Gleisi, na 2ª feira (15.jan.2018), ao Poder360.

A senadora faz referência ao julgamento do recurso da defesa do ex-presidente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na 4ª feira da próxima semana(24.jan.2018).

Para a petista, se a sentença do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, for confirmada pelo TRF-4, significará que “eles [os juízes] desceram para o ‘play’da política […] No ‘play’ da política nós vamos jogar (…) E vamos jogar pesado”.

A senadora também negou que uma decisão que mantenha a condenação de Lula possa tirá-lo da disputa pelo Planalto. “A candidatura vai ser decidida na Justiça Eleitoral”, disse.

A prioridade do PT é registrar a candidatura de Lula em 15 de agosto e entrar com todos os recursos possíveis. A sigla quer garantir a foto do ex-presidente nas urnas, mesmo que a candidatura venha a ser impugnada. “Como é que vai cassar o voto de 40, de 50 milhões de brasileiros?”, questiona Gleisi.

A petista reafirma que o partido não tem um plano B para lançar como candidato à Presidência. Mesmo que tenha a condenação confirmada em 2ª Instância, Lula “terá o seu registro de candidatura”.

“Essa condenação não tem nada a ver com a candidatura. A candidatura do Lula vai ser decidida na Justiça Eleitoral. Porque a candidatura só se resolve na Justiça Eleitoral. É em outra esfera. Não tem nada que nos impeça de registrar Lula como candidato no dia 15 de agosto”, afirmou.

Análise: Apesar de julgamento em janeiro, caso de Lula se arrastará e vai ao TSE.

Saiba como será o calendário eleitoral de 2018.

JULGAMENTO DO TRF-4

A presidente do PT espera 1 único resultado no julgamento do dia 24: que o ex-presidente Lula seja absolvido. Para ela, “esse seria o único resultado capaz de resgatar a seriedade da Justiça brasileira e mostrar para o Brasil e para o mundo que há isenção no Poder Judiciário”.

Caso contrário, a senadora afirma que o processo “vai continuar eivado de vício, de distorções e de problemas”.

A senadora defende que na ação em que Lula foi julgado não há “condições jurídicas, probatórias, processuais” para condená-lo, e menciona o livro “Comentários a Uma Sentença Anunciada – O Processo Lula”, escrito por 122 juristas, segundo ela, de posicionamento apartidário.

CENÁRIOS ELEITORAIS

Para as eleições deste ano, a presidente do PT já tem um mapeamento de candidaturas de senadores e deputados. A meta do partido é aumentar a bancada na Câmara. Atualmente, a legenda conta com 57 deputados em exercício na Casa.

Para o Senado, a sigla quer chegar próximo à quantidade de representantes que o partido elegeu em 2010 –foram eleitos 11 senadores, compondo uma bancada que passou a ter 14 representantes. “A gente acha que tem a condição de eleger mais 7 a 8 senadores, que é uma boa bancada”, calcula Gleisi.

Para os Estados, a prioridade do partido será manter os governos nos quais o PT já governa. Mas no Rio Grande do Norte, por exemplo, a sigla deve lançar a senadora Fátima Bezerra como postulante ao governo. Segundo Gleisi, ela tem apresentado 1 bom desempenho nas pesquisas.

“Nos Estados onde a gente já governa, que são 5 [BA, AC, MG, CE e PI], todos os governadores estão bem avaliados, nós acreditamos na reeleição. E aí eles mesmos estão conduzindo o processo da política de alianças, que já deu sustentação a eles em eleições passadas”, disse a senadora ao Poder360.

Gleisi não pretende se candidatar à reeleição no Senado. “Eu devo ir para deputada federal. É a discussão que a gente está fazendo, nós estamos priorizando a chapa para deputados federais e a configuração de majoritários no Paraná para essa eleição é mais difícil”, afirmou.

DILMA ROUSSEFF

Segundo Gleisi, a ex-presidente ainda não definiu os planos para as eleições e qual seria o seu domicílio eleitoral, se Rio Grande do Sul ou Minas Gerais. Dilma também recebeu convites para ser candidata no Nordeste.

A decisão deve ser tomada em abril. “Ela, eu acho que seria muito bom para o partido tê-la como senadora”, disse a petista.

ATOS EM PORTO ALEGRE

O PT marcou uma série de atos para acompanhar o julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4. A senadora viaja para o Rio Grande do Sul em 22 de janeiro. Participa de 1 evento com juristas internacionais e com intelectuais, de manhã. De tarde, será relançado o livro com artigos de 122 juristas que criticam a sentença de Moro.

No dia 23, Gleisi participa de 1 encontro de mulheres, com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff. À tarde, haverá 1 evento do Fórum Social Mundial. O linguista e pensador norte-americano Noam Chomsky participa de uma teleconferência. O ato será seguido de uma caminhada e uma vigília que vai se estender até o final do julgamento do TRF-4.

LAVA JATO

A senadora Gleisi Hoffmann é ré em processo da Lava Jato que corre no Supremo Tribunal Federal.  Ela foi denunciada pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal pela qual responde junto com o marido Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações no governo Dilma e do Planejamento no governo Lula.

Gleisi nega a autoria dos crimes e pede a absolvição sob a alegação de que não há provas conclusivas contra ela. Em 19 de dezembro, a defesa da senadora apresentou suas alegações finais neste processo.

“Se o Lula for preso, vou morrer do coração”

Se Lula for preso, “não haverá uma revolução, infelizmente”.

É a opinião de Paulo Okamotto, entrevistado pela Folha de S. Paulo.

Ele estava tentando consertar os disparates de Gleisi Hoffmann, segundo a qual “vai ter de matar muita gente” para prender o condenado.

Militante do PC do B: ‘Tem que estourar a cabeça de coxinha’

O PC do B de Mato Grosso do Sul suspendeu por 120 dias, no início deste ano, um de seus filiados que fez ameaças contra os integrantes do TRF-4, informa O Globo.

O corretor de imóveis Urias Fonseca Rocha havia mandado por WhatsApp uma mensagem em que dizia que a condenação de Lula será inaceitável.

Dizia também que era preciso “ir pra rua, ir pro pau” e “começar a estourar a cabeça de coxinha, de juiz, mandar esses golpistas para o inferno”.

Lula prepara nova “Carta ao Povo Brasileiro”

Gleisi Hoffmann disse à Bloomberg que Lula prepara uma nova “Carta ao Povo Brasileiro” para tentar acalmar o mercado.

O documento será apresentado no aniversário do partido, em fevereiro.

A primeira “Carta ao Povo Brasileiro”, como mostrou a Lava Jato, foi redigida pela Odebrecht, e teve o propósito de selar a entrega do setor petroquímico da Petrobras à empreiteira, em troca de propinas para campanha de 2002.

Relator da Lava Jato no TRF-4 nega pedido de Lula

João Pedro Gebran Neto, do TRF-4, negou o pedido de Lula para que ele seja ouvido novamente antes de seu julgamento pelo tribunal, em 24 de janeiro.

A defesa do petista alegava que o interrogatório feito por Sérgio Moro fora “totalmente viciado”, relata Fausto Macedo.

Em sua decisão, Gebran respondeu que “a determinação de novo interrogatório exige o reconhecimento de eventual nulidade do primeiro, e tal compreensão envolve o exame de matéria de fato, somente passível de deliberação pelo colegiado”.

“Lula analisa a possibilidade de dizer ‘chega'”

Lula vai acabar desistindo de sua candidatura.

Nenhum petista, porém, sabe quando isso deve ocorrer.

Segundo o Valor, “o PT diz que irá até o limite com a candidatura de Lula.Há no partido quem ache que esse limite será dado por Lula. Em algum momento, ele diria ‘gente, daqui por diante vamos achar uma pessoa’. Até porque ninguém no PT tem condições de dizer ‘Lula, o limite é dia tal’.

É certo que o próprio Lula analisou ou ainda analisa a possibilidade dele mesmo, chegada determinada hora, dizer ‘chega’. Lula e o PT, no entanto, entraram num labirinto que só tem uma saída – o ex-presidente somente deixará de ser o candidato do partido quando a Justiça mandar. A estratégia da vitimização se impõe a Lula e ao PT.”

A condenação de Lula dará fim a uma praga brasileira

Assim como muitos políticos, Lula acreditava que, para burlar a Justiça, bastava que as suas propriedades adquiridas com dinheiro ilegal fossem registradas no nome de laranjas. Ele acreditava porque funcionava — e ainda funciona.

Se Lula for condenado no TRF-4, por ser “proprietário de fato” do triplex comprado e reformado com propina da OAS, a Justiça dará um passo decisivo para limpar a política brasileira da praga dos laranjas.

O PT aposta em derrota por 2 a 1

A maioria dos petistas acredita que Lula será condenado por 2 a 1.

Diz o Valor:

“Há uma grande expectativa no partido sobre o placar do julgamento da apelação da sentença dada pelo juiz Sergio Moro a Lula – 9 anos e seis meses de prisão. Ninguém, dirigente ou militante, acredita na absolvição. A maioria acha que Lula será condenado por 2 votos a 1. Mas há também quem aposte no 3 X 0, a partir da premissa de que a decisão de condenar já está tomada.

O martírio de São Lula

Frei Betto disse que, “qualquer que seja o resultado do dia 24, Lula sai ganhando: absolvido, ficará livre das acusações que lhe são feitas. Se condenado, se tornará um mártir político do Judiciário que condena uns e se mantém cego e leniente diante de outras figuras políticas que cometeram delitos comprovados em imagens e gravações exibidas no noticiário”.

O martírio de São Lula é a nova festa da igreja petista.

O Bayern no TRF-4

“O advogado australiano Geoffrey Robertson, que representa o ex-presidente Lula na ONU, vai participar do julgamento no TRF-4”, diz a Folha de S. Paulo.

“O ex-presidente tem sido aconselhado a ampliar a divulgação de seu caso no exterior”.

Que tal convidar também Arjen Robben e o resto da linha de ataque do Bayern de Munique?

A viagem de Lula, ‘sem detalhes’

Interlocutores do Lula, registra O Globo, confirmam a viagem de Lula a Etiópia na semana de seu julgamento no TRF-4, “mas não fornecem detalhes”.

“A viagem, a princípio, não tem impedimentos legais, a não ser que os desembargadores do TRF-4 decidam impor alguma restrição. Um réu só costuma ser impedido de deixar o Brasil quando a Justiça considera que há risco de fuga com comprometimento da execução da pena.”

Saída pela África

Como revelamos há pouco, o evento com Lula na Etiópia está marcado apenas para o sábado 27.

Mas um de seus assessores viaja para Adis-Abeba na terça-feira 23, véspera do julgamento no TRF-4 e quatro dias antes do encontro da União Africana.

Lula vai pegar o jatinho antes ou depois da sentença?

‘Moldando a nova narrativa do Brasil’

O Fórum Econômico Mundial colocou na agenda do encontro no dia 24, no mesmo dia do julgamento de Lula no TRF-4, o debate “Moldando a nova narrativa do Brasil”.

Michel Temer, registra o Estadão, apresentará sua defesa da necessidade de reformas.

O debate contará ainda com João Doria; Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco; Candido Botelho Bracher, CEO do Itaú Unibanco; e Paul Bulcke, CEO da Nestlé.

Com Lula na disputa, Alckmin vai associá-lo à Venezuela

Geraldo Alckmin voltou a dizer hoje que “concorrente não se escolhe” e que “cabe ao PT definir seus candidatos”.

Se Lula for para a disputa presidencial, o governador de São Paulo afirmou que vai enfrentá-lo e “mostrar para a população que o caminho do populismo, da irresponsabilidade, leva à Venezuela”.

Fonte: O Antagonista/Poder360

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta pela terceira sessão com otimismo em relação a corte de juros
Dólar fecha quase estável com mercado à espera do Copom
Ibovespa fecha quase estável com mercado à espera de balanços e BC
Governo liberará cerca de R$ 1 bi em emendas parlamentares para RS, diz Pimenta
Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe