Produtores de petróleo devem elaborar até fim do ano aliança de longo prazo, diz ministro

Publicado em 15/02/2018 14:58

DUBAI (Reuters) - Os produtores de petróleo liderados pela Arábia Saudita e pela Rússia procuram elaborar um acordo para uma aliança de longo prazo até o fim deste ano, disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail al-Mazroui, a um jornal local nesta quinta-feira.

O periódico também publicou afirmações da autoridade dizendo que a Opep estava encorajando seus membros a administrar a capacidade de produção de petróleo para amenizar qualquer aumento forte no preço devido ao fraco dólar norte-americano neste ano.

Os membros da Opep e seus aliados estão restringindo a produção para dar suporte aos preços no âmbito de um acordo que expira no final de 2018. A Arábia Saudita disse no mês passado que os produtores pretendiam continuar cooperando para além do final deste ano.

Um documento para esta aliança de longo prazo é um trabalho em andamento, mas um quadro preliminar pode ser endossado e assinado por todos os 24 países antes do final do ano, disse Mazroui na entrevista, sem elaborar o aspecto do quadro.

Mazroui, presidente da Opep, também disse que a organização estava incentivando todos os seus membros a administrar a capacidade.

"Esse amortecedor é (para garantir) que, se você tiver um aumento (na demanda) ou problema em um dos países, você pode substituí-lo no mercado e alcançar um equilíbrio de curto e médio prazo do mercado", disse ele.

(Reportagem de Andrew Torchia)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA