Trump adia em duas semanas aumento de tarifas sobre produtos da China

Publicado em 12/09/2019 08:47

O presidente americano Donald Trump adiou em duas semanas a imposição do aumento de 5% nas tarifas sobre produtos e bens da China. O movimento vem na sequência de uma ação da nação asiática de isentar 16 produtos norte-americanos de tarifas retaliatórias, sinalizando, segundo especialistas, sua vontade em consolidar um acordo com os Estados Unidos. 

Os ânimos entre os dois países parecem estar esfriando, com um ambiente melhor sendo criado para o encontro presencial das duas delegações, em Washginton, em outubro. 

>> China isenta alguns produtos dos EUA de tarifas retaliatórias

>> Trump diz que China fez bom gesto ao isentar alguns produtos dos EUA de tarifas

“A pedido do vice-primeiro-ministro da China, Liu He, e devido ao fato de a República Popular da China celebrar seu 70º aniversário em 1º de outubro, concordamos, como gesto de boa vontade, em mudar o aumento tarifas em US$ 250 bilhões em mercadorias (25% a 30%), de 1 para 15 de outubro”, disse Trump, utilizando sua conta no Twitter. 

Do mesmo modo, o Ministério do Comércio da China reconheceu com bons olhos o movimento do presidente americano e disse ainda que indústrias chinesas já estariam fazendo levantamentos de preços de produtos agrícolas norte-americanos para voltar a comprar no mercado dos EUA, com foi sinalizado há alguns dias. 

"Esperamos que China e EUA possam continuar a se encontrar e dar passos práticos para criar um bom ambiente de negociações para ambos", diz Gao Feng, porta-voz do ministério. 

As commodities agrícolas seguem refletindo os últimos movimentos de China e EUA, com destaque, principalmente, para soja e algodão, que sobem quase 1% nas Bolsas de Chicago e Nova York, respectivamente. 

A seguir, mais informaçoes. 

Com informações da Bloomberg e do Financial Times

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham estáveis com foco em desenvolvimentos no Oriente Médio e balanços corporativos
Ibovespa recua com persistência de incertezas sobre guerra no Oriente Médio
Wall St cai com impasse no Oriente Médio e balanços mistos
Trump diz que EUA têm "controle total" sobre o Estreito de Ormuz
UE aprova formalmente empréstimo para Ucrânia e 20º pacote de sanções contra Rússia
Dólar abre em baixa no Brasil apesar de aversão a risco no exterior