Petróleo Brent recua 2% com impacto do vírus na China sobre viagens

Publicado em 22/01/2020 19:53

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram mais de 2% nesta quarta-feira, com o superávit previsto pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) para o mercado e preocupações com a demanda em meio ao surto de coronavírus na China ofuscando interrupções de produção na Líbia.

O petróleo Brent terminou a sessão em queda de 1,38 dólar, ou 2,1%, a 63,21 dólares por barril, enquanto o petróleo nos Estados Unidos recuou 1,64 dólar, ou 2,8%, para 56,74 dólares o barril.

O diretor-executivo da IEA, Fatih Birol, disse esperar que o mercado registre um superávit de 1 milhão de barris por dia no primeiro semestre deste ano.

"Os preços do petróleo continuam muito baseados em preocupações com um excesso de oferta, e o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz, não ofereceu qualquer sinal de otimismo quanto aos cortes de produção da Opep+ serem estendidos para além de março", disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

Os mercados também tiveram no radar o surgimento de um novo coronavírus na China pouco antes do feriado de Ano Novo Lunar no país, avaliando um possível impacto da pandemia sobre o crescimento econômico global.

"O coronavírus na China provavelmente resultará em restrições a viagens, o que pode afetar a demanda por petróleo durante o período de pico de deslocamentos no país", afirmou Moya.

Produção de petróleo no Brasil cresce 7,78% em 2019, diz ANP

Rio - O Brasil produziu 1,018 bilhão de barris de petróleo em 2019, contra 944,1 milhões de barris em 2018, alta de 7,78%. Já a produção anual de gás teve alta de 9,46%, para 4,7 bilhões de metros cúbicos. A maior alta foi registrada pela produção de petróleo na região do pré-sal, de 21,56%, para 633,9 milhões de barris, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo e gás natural (boe) no Brasil subiu 0,5% em dezembro do ano passado, atingindo 3,973 milhões de barris equivalentes por dia (boe/d), enquanto a produção de petróleo teve alta de 0,5%, para 3,106 milhões de barris por cia (b/d), e de gás natural 0,8%, para 137,7 milhões de metros cúbicos diários.

Em dezembro, a produção do pré-sal aumentou 2,5% para 2,654 milhões de b/d, contra 1,092 b/d no pós-sal, informou a ANP.

Setor de tecnologia conduz S&P 500 a leve alta

NOVA YORK (Reuters) - As ações de tecnologia levaram o S&P 500 a fechar em tímida alta nesta quarta-feira, com uma previsão saudável da IBM ajudando a atenuar preocupações com o desenvolvimento do surto de coronavírus.

O S&P 500 e o Nasdaq mal terminaram em alta, depois de se aproximarem e em seguida se afastarem de máximas recordes, um dia após temores relacionados ao vírus terem desencadeado vendas nos mercados de ações. O Dow fechou em queda nominal.

"O mercado teve uma forte alta (recente). Isso tem deixado alguns investidores um pouco nervosos, cautelosos", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel. "Então não estamos vendo um dia muito forte."

"A temporada de resultados corporativos é sempre volátil e imprevisível", acrescentou Ghriskey. "Cada novo balanço divulgado é uma nova peça do quebra-cabeças."

O otimismo foi impulsionado pela IBM, que apresentou um surpreendente crescimento de receitas no trimestre e projetou lucro anual acima das expectativas. As ações da empresa avançaram 3,4%.

O setor de fabricantes de chips ganhou terreno na esteira de fortes projeções da produtora de equipamentos semicondutores holandesa ASML Holding.

O índice Philadelphia de semicondutores avançou 0,8%.

Medidas globais de precaução foram tomadas para conter um surto viral originário na China, que já matou 17 pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidirá na quinta-feira se a situação constitui uma emergência global.

O Dow Jones teve variação negativa de 0,03%, a 29.186,41 pontos. O S&P 500 registrou oscilação positiva de 0,03%, para 3.321,77 pontos. E o Nasdaq subiu 0,14%, para 9.383,77 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA