Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
![]()
Por Tom Balmforth e Gram Slattery e Jonathan Landay
MUNIQUE, 19 Fev (Reuters) - Chefes dos serviços de inteligência europeus estão pessimistas quanto às chances de se chegar a um acordo este ano para pôr fim à guerra da Rússia na Ucrânia, apesar das afirmações de Donald Trump de que as negociações mediadas pelos EUA trouxeram a perspectiva de um acordo “razoavelmente próximo”.
Os chefes de cinco agências de espionagem europeias, que falaram à Reuters nos últimos dias sob condição de anonimato, disseram que a Rússia não quer acabar com a guerra rapidamente. Quatro deles afirmaram que Moscou está usando as negociações com os EUA para pressionar pelo alívio das sanções e acordos comerciais.
As negociações — cuja última rodada ocorreu em Genebra esta semana — são um “teatro de negociações”, disse um chefe de inteligência europeu.
As falas apontam para um abismo no pensamento entre as capitais europeias e a Casa Branca, que, segundo a Ucrânia, quer fechar um acordo de paz até junho, antes das eleições legislativas de meio de mandato nos EUA em novembro. Trump diz acreditar que o presidente russo, Vladimir Putin, quer chegar a um acordo.
“A Rússia não está buscando um acordo de paz. Eles estão buscando seus objetivos estratégicos, e esses não mudaram”, declarou um dos chefes de inteligência europeus. Isso inclui a destituição do líder ucraniano Volodymyr Zelenskiy e que a Ucrânia se torne uma zona tampão “neutra” para o Ocidente.
A questão principal, disse um segundo chefe de inteligência, é que a Rússia não quer nem precisa de uma paz rápida e sua economia “não está à beira do colapso”.
Embora os chefes de inteligência não tenham revelado como obtiveram suas informações, seus serviços utilizam fontes humanas, comunicações interceptadas e vários outros meios. Todos afirmaram que consideram a Rússia um alvo prioritário para a coleta de informações.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido por escrito para comentar o assunto.
Putin afirma que está disposto a alcançar a paz, mas nos seus termos. Autoridades russas dizem que os governos europeus têm se enganado repetidamente em suas avaliações sobre a Rússia.
DIPLOMACIA INTENSA
Os negociadores ucranianos e russos se reuniram esta semana para sua terceira reunião mediada pelos EUA em 2026, sem qualquer avanço em pontos-chave, incluindo território.
Moscou quer que Kiev retire suas forças dos 20% restantes da região de Donetsk que a Rússia não controla, algo que a Ucrânia se recusa a fazer.
O segundo chefe de espionagem disse que a Rússia poderia ficar satisfeita territorialmente se obtivesse o resto de Donetsk, mas isso não cumpriria seu objetivo de derrubar o governo pró-Ocidente de Zelenskiy.
Um terceiro chefe de inteligência afirmou que há uma crença equivocada de que a cessão de Donetsk pela Ucrânia levaria rapidamente a um acordo de paz.
“No caso de os russos obterem essas concessões, eu (acho) que isso talvez seja o início de negociações reais”, disse a autoridade, prevendo que a Rússia faria então novas exigências.
O chefe de espionagem, sem fornecer provas, também expressou preocupação com o nível “muito limitado” de habilidade em negociar com a Rússia em todo o Ocidente, incluindo o lado europeu, que Zelenskiy diz que deveria ter um papel ativo nas negociações.
O lado norte-americano é liderado por Steve Witkoff, um incorporador imobiliário e amigo de longa data de Trump, e Jared Kushner, genro do presidente dos EUA.
Ambos trabalharam em outros conflitos em nome de Trump, mas nenhum deles é diplomata treinado nem tem qualquer experiência específica sobre a Rússia ou a Ucrânia.
Em resposta a um pedido de comentário, a porta-voz da Casa Branca Anna Kelly disse que críticas anônimas não ajudam os esforços dos EUA para resolver a guerra. “O presidente Trump e sua equipe fizeram mais do que ninguém para reunir os dois lados a fim de parar as mortes e chegar a um acordo de paz.”
0 comentário
Trump diz que EUA precisam fazer acordo significativo com Irã e cita boas conversas
Wall Street cai com perdas das ações de tecnologia
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia