Queda no petróleo terá impacto negativo sobre açúcar e etanol, diz Fitch

Publicado em 13/03/2020 16:00

SÃO PAULO (Reuters) - As fortes quedas verificadas nos preços globais do petróleo nos últimos dias vão afetar negativamente as margens e fluxos de caixa dos produtores de açúcar e etanol do Brasil, afirmou nesta sexta-feira a agência de classificação de riscos Fitch.

Com o valor mais baixo do petróleo, a competitividade do concorrente etanol deve diminuir, fazendo com que a tendência seja de que o setor sucroalcooleiro altere o mix de produção em favor do adoçante.

"Isso pode criar um excesso de oferta, reduzindo os preços internacionais do açúcar. Como maior exportador de açúcar do mundo, o Brasil tem a capacidade de elevar a oferta global de açúcar muito rapidamente, o que pode deprimir os preços internacionais", disse a Fitch em relatório.

A agência mencionou a correlação dos reajustes realizados pela Petrobras no valor dos combustíveis nas refinarias com o etanol. Na quinta-feira, a petroleira cortou em 9,5% o preço da gasolina e em 6,5% o do diesel.

"Uma retroalimentação para a queda dos preços do etanol é inevitável, com o impacto final dependendo de quão rápido e em qual magnitude a Petrobras ajuste os preços domésticos (de combustíveis)", disse a agência.

As cotações do petróleo vêm em queda livre neste ano, com a commodity recuando praticamente pela metade diante dos impactos de demanda causados pela pandemia de coronavírus e de uma guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia.

O valor do açúcar nos mercados internacionais tende a acompanhar os preços da energia. O contrato maio do açúcar bruto atingiu uma mínima de cinco meses na quinta-feira, a 11,53 centavos de dólar por libra-peso.

IMPORTÂNCIA DO "HEDGE"

Para a agência, empresas com "alta flexibilidade produtiva e estratégicas eficientes de 'hedge' (fixação de preços)", como Raízen, Biosev e Jalles Machado, estão mais bem posicionadas para enfrentar o cenário.

A Fitch estima que 70% das exportações projetadas para a safra 2020/21 já estejam com preços fixados, elevação de 12 pontos percentuais em relação a igual período da safra anterior.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE diz analisar cuidadosamente rejeição da Suprema Corte dos EUA às tarifas de Trump
Wall Street sobe após decisão da Suprema Corte dos EUA contra tarifas de Trump
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas globais de Trump
Dólar amplia perdas ante o real após decisão sobre tarifas na Suprema Corte dos EUA