BNDES diz estar estruturando linha para RenovaBio e incentivo à emissão de CBIOs

Publicado em 17/04/2020 17:40

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem estruturando uma linha para o desenvolvimento do Programa de Estímulo aos Biocombustíveis (RenovaBio) e incentivo às emissões de Créditos de Descarbonização (Cbios). A informação é do chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do banco, Mauro Mattoso.

"A ideia é financiar as usinas e estabelecer para elas uma meta de emitir determinada quantidade de CBIOs, dentro de um prazo de 6 a 8 anos", disse Mattoso em webinar realizada pela Datagro na noite da quinta-feira.

Mattoso explicou que a linha teria também um mecanismo de estímulo, com a empresa sendo avaliada a cada dois ou três anos e, a depender de seu desempenho, tendo um desconto na taxa de juros. "Já tínhamos conversado com algumas usinas, Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ANP (Agência Nacional de Petróleo), MME (Ministério do Meio Ambiente), mas aí veio a crise e pegou a gente no caminho. Mas não paramos de discutir a linha, achamos que tem potencial muito grande para estimular a emissão de Cbios", afirmou.

Segundo Mattoso, antes da crise do novo coronavírus, em janeiro e fevereiro, havia o objetivo de "colocar a linha na rua" até o fim do primeiro semestre. "Hoje, não sei dizer", comentou.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro