BC destaca aumento de concessões de crédito em meio à pandemia

Publicado em 20/04/2020 15:50

O Banco Central divulgou dados que mostram um aumento das concessões de crédito do sistema financeiro a empresas e pessoas físicas no mês de março, quando o país já sofria o baque do Covid-19, e relacionou o desempenho a medidas tomadas pela autarquia para promover o bom funcionamento do mercado financeiro.

De acordo com o BC, nas quatro primeiras semanas de março as concessões para as empresas com crédito livre, em que as taxas são definidas sem interferência do governo, aumentaram 58,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A terceira semana do mês registrou a alta mais expressiva, de 100% frente ao mesmo período de 2019, para 56,6 bilhões de reais.

A alta das concessões às famílias foi menos relevante, de 14,7% nas quatro primeiras semanas de março. Os dados completos do desempenho do crédito no mês de março têm divulgação prevista no final de abril.

"Para diminuir o impacto dos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus sobre a economia brasileira, o Banco Central vem adotando uma série de medidas fundamentais para promover o bom funcionamento do mercado, sem abrir mão da solidez e da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional", disse o BC em publicação em seu site.

Algumas das medidas para liberar liquidez relacionadas foram a redução do compulsório sobre depósitos a prazo e a autorização para que a autoridade monetária conceda empréstimos aos bancos mediante a emissão de letras financeiras garantidas.

(Por Isabel Versiani; Edição de José de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde