Ações europeias caem com crash do petróleo e preocupação com pandemia

Publicado em 21/04/2020 14:44

As ações europeias caíram nesta terça-feira, com o golpe duplo da queda histórica nos preços do petróleo e balanços trimestrais sem brilho assustando investidores já preocupados com os danos causados ​​à economia global pela pandemia do coronavírus.

O índice pan-europeu STOXX 600 quebrou umsérie de três sessões de altas e teve queda de 3,4%.    Ações de empresas de commodities foram as maiores perdedoras, caindo quase 6%. A maior mineradora listada do mundo, BHP, deslizou após aviso de queda acentuada da produção global de aço, excluindo China, devido ao Covid-19.

Todos os principais índices europeus caíram, um dia depois de os contratos futuros de petróleo dos EUA caírem abaixo de zero pela primeira vez na história com o esgotamento da capacidade de armazenamento levando investidores a fugir de contratos que lhes entregariam barris de petróleo em maio.    

O contrato do West Texas Intermediate se recuperou para acima de 1 dólar nesta terça, mas seu colapso se espalhou para os contratos futuros de junho enquanto investidores se preocupam com uma profunda recessão global com a quase interrupção da atividade comercial esmagando tanto as cadeias de suprimentos.     BP, Shell e Total perderam entre 2,5% e 3,8%, levando o índice de energia a cair 4,3%.

A temporada de balanços do primeiro trimestre também começou mal, com um grupo de multinacionais eliminando dividendos e retirando previsões para lidar com as consequências da pandemia.

O lucro do primeiro trimestre da finlandesa Wartsila caiu 45%, enquanto a Associated British Foods, dona da Primark, caiu após suspender dividendo.

Mas nem todos os balanços foram ruins. A empresa de pagamentos online Adyen reportou crescimento na receita e no lucro principal do primeiro trimestre.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 3,41%, a 1.272 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 3,39%, a 324 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times caiu 2,96%, a 5.641 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 3,99%, a 10.249 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 3,77%, a 4.357 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve perda de 3,59%, a 16.450 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou queda de 2,88%, a 6.634 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 2,27%, a 4.035 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde