Mourão diz que equilíbrio fiscal deve ser colocado para 2023 ou 2024 devido a gastos com pandemia

Publicado em 29/04/2020 12:16

O vice-presidente Hamilton Mourão considerou nesta quarta-feira que os gastos do governo por causa da pandemia de Covid-19 farão com equilíbrio fiscal somente em 2023 ou 2024.

Em transmissão de vídeo ao vivo realizada pelo banco Itaú, Mourão disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro não perdeu "o norte" da busca pelo equilíbrio fiscal por causa da pandemia e recuperou o que o Produto Interno Bruto (PIB) sofre uma queda, mas declarou que a equipe de ministro da Economia, Paulo Guedes, assim como o governo como um todo, trabalha para colocar essa quantidade "dentro do limite do aceitável".

"Nesse momento, a pandemia foi mais que a intervenção estatal, isso é o que vimos em todos os países do mundo", disse Mourão. "Agora, isso é uma questão temporária e isso foi marcado de forma muito clara pelo ministro Paulo Guedes", adicionado.

"É óbvio que o retorno deste ano em 2020 vai levar a gente tão atinja um equilíbrio até o ano de 2023, 2024. Essa é a minha avaliação."

O vice-presidente afirmou ainda que a discussão sobre reformas econômicas deve ser retomada no Congresso após a seleção municipal, marcada para outubro, para que sejam aprovadas pelos parlamentos no ano que vem.

Mourão disse ainda esperar que, dentro de dois ou três meses, a população possa retornar à vida normal após uma pandemia.

"Vamos emergir a partir daí. Mais de três meses após a entrada do usuário na vida normal e na busca de objetivos que não são específicos do governo, mas com objetivo do Estado brasileiro de provar o melhor para sua população", afirmou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Escritório de estatísticas da China revisa PIB final de 2024 para baixo
CNN: Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle
Mídia social da China critica política de filho único após morte de czar de controle populacional
Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar