Abapa viabiliza operação do primeiro laboratório de testes para a Covid-19 no Oeste da Bahia

Publicado em 13/05/2020 14:18

O Oeste da Bahia conta com o primeiro laboratório certificado para o processamento de testes da Covid-19. Com o apoio dos produtores rurais, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) começa a realizar nesta terça-feira (12) os primeiros testes com amostras encaminhadas pelo Núcleo Regional de Saúde, conforme prioridades estabelecidas pelos órgãos de saúde. A Abapa viabilizou a operação deste laboratório com investimentos da ordem de R$ 370 mil para a aquisição de equipamentos e insumos que garantiram neste primeiro momento a realização de até três mil testes do novo Coronavírus.

Com capacidade para 30 análises diárias, os resultados têm previsão de serem concluídos e as informações atualizadas na plataforma online do Ministério da Saúde no prazo de 72 horas. Para o reitor da UFOB, Jaques Miranda, esta parceria com a Abapa foi fundamental para a adequação do laboratório de diagnóstico molecular da universidade para analisar as amostras de Covid-19. “Com essa parceria equipamos parte do laboratório e adequar a infraestrutura do laboratório que foi certificado pelo Laboratório Central para atender a demanda de toda a região”, afirma.

Para o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, este apoio da Abapa para o início dos testes na UFOB vai possibilitar maior quantidade e celeridade nos testes que antes vinham sendo encaminhados para o Laboratório Central, em Salvador. “Isso nos trará maior segurança para traçar o perfil epidemiológico, não só de Barreiras, mas para toda a região”, afirma. Diante da importância destes testes neste momento da pandemia do coronavírus, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforça o mérito desta parceria entre a associação de produtores e UFOB para o início da operação do laboratório. “A Abapa disponibilizou toda uma equipe de compras e logística para adquirirmos estes equipamentos. Fomos buscá-los em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, onde estivessem, tudo em tempo recorde, para disponibilizar aos pesquisadores da universidade para fazerem o trabalho”, reforça.

A Abapa já investiu um montante de R$ 1,3 milhão em ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Além da instalação do laboratório de testagem da Covid-19, a entidade doou 70 Km de tecidos 100% algodão, que através de uma parceria entre prefeituras e a secretaria de planejamento do estado (Seplan), serão transformados em 700 mil máscaras e distribuídos para mais de 100 municípios baianos. A associação também promoveu a doação de 8 mil toalhas para hospitais, e equipamentos e materiais s básicos de saúde e de proteção aos pacientes e profissionais de saúde dos municípios do Oeste do Estado. “Só vamos usar ganhar essa guerra se tivermos união, solidariedade e responsabilidade. É isto que os agricultores do Oeste, a diretoria e associados da Abapa estão empenhados neste momento”, afirma.

Fonte: Abapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam