Em meio a pandemia, economia mundial deve recuar 3,2% em 2020, diz ONU

Publicado em 13/05/2020 14:46

 A economia mundial deve encolher 3,2% em 2020, uma vez que a pandemia de coronavírus restringiu severamente a atividade econômica, aumentou a incerteza e provocou a pior recessão desde a Grande Depressão, informou a Organização das Nações Unidas nesta quarta-feira.

Um relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU disse que provavelmente haverá uma recuperação gradual da produção perdida em 2021. Em janeiro, o departamento havia projetado um crescimento entre 1,8% e 2,5% este ano para a economia mundial.

"A economia mundial deverá perder quase 8,5 trilhões de dólares em produção em 2020 e 2021, quase apagando os ganhos acumulados nos quatro anos anteriores", afirmou o relatório divulgado nesta quarta-feira.

Empresas foram fechadas e centenas de milhões de pessoas em todo o mundo foram orientadas a ficar em casa para impedir a disseminação da pandemia de coronavírus, à medida que cientistas correm para desenvolver tratamentos e uma vacina. O relatório da ONU disse que a pandemia mostrou como a saúde pública e a economia "estão indissociavelmente ligadas e se reforçam mutuamente".

"Os países podem tentar reduzir a interdependência e encurtar as cadeias de suprimentos, pois muitos podem considerar os custos potenciais de uma pandemia incapacitante muito altos em relação aos benefícios que recebem da integração e interdependência econômica", afirmou o documento.

"A luta contra a pandemia -- se continuar por muito tempo e seu preço econômico ficar muito alto -- reformulará fundamentalmente o comércio e a globalização", acrescentou.

O relatório também alertou que a perda maciça de emprego e renda devido à pandemia exacerbará a pobreza global.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro sobe com promessa da China de políticas fiscais mais proativas em 2026
Confiança da indústria do Brasil sobe em dezembro, mostra FGV
Kremlin diz que Ucrânia deve retirar tropas de Donbas e que telefonema entre Putin e Trump é esperado para breve
Bolsonaro deve passar hoje por novo procedimento para conter soluços
Após reunião com Zelensky, Trump diz que acordo de paz avançou 95%
Paraná Pesquisas: governo Lula é desaprovado por 50,9%; 45,6%, aprovam