Bolsonaro consolida aprovação em 33%, diz Datafolha (somatória com regular mostra apoio de 55%)

Publicado em 28/05/2020 13:41 e atualizado em 28/05/2020 14:35

(Reuters/NA) - De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, o levantamento mostrou uma consolidação do apoio ao presidente Bolsonaro em 33% (bom e ótimo). Aqueles que consideram o presidente regular diminuiram de 26% em abril para 22%, enquanto que rejeição ao presidente Jair Bolsonaro subiu de 38% para 43% em maio na comparação com abril.

O levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de maio, portanto após a divulgação quase na íntegra de reunião ministerial no âmbito de inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura suposta interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que publicou os resultados da pesquisa.

Na somatória Bolsonaro permanece com aprovação positiva em 55%, no entanto houve uma migração de pessoas para uma avaliação negativa, uma vez que o percentual de ótimo/bom se manteve estável em 33% e aqueles que responderam não saber passarem de 3% para 2%. 

No início da gestão Bolsonaro, em abril do ano passado, pesquisa Datafolha mostrou uma divisão em três partes dentro da margem de erro a respeito da avaliação de Bolsonaro: 30% de ruim/péssimo, 32% de ótimo/bom e 33% de regular.

Os número de agora apontam para uma separação maior entre a avaliação positiva e a negativa, com uma diferença de 10 pontos --43% de ruim/péssimo ante 33% de ótimo/bom-- no momento em que o presidente trava uma disputa com o STF e está em guerra com governadores devido às medidas de combate ao novo coronavírus.

A pesquisa ouviu 2.069 pessoas por telefone e tem margem e erro de 2 pontos percentuais, informou a Folha.

(Por P5%edro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA