Aposta em retomada e medicamentos respalda apetite a risco e Ibovespa supera 90 mil pontos

Publicado em 02/06/2020 11:51

A bolsa paulista mantinha o viés positivo nesta terça-feira, beneficiada pelo apetite a risco nos mercados globais, reflexo de apostas na retomada das economias bem como esperanças de avanços no tratamento e vacinas para o Covid-19.

Às 11:42, o Ibovespa subia 2,02 %, a 90.406,71 pontos. O volume financeiro era de 8 bilhões de reais.

Na visão do estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, os ativos de risco estão seguindo uma dinâmica bastante positiva nos últimos dias, a despeito do aumento de alguns riscos no cenário, como a piora da relação entre EUA e China.

"Além de uma liquidez global colossal, a expectativa de retorno ao normal, a normalização de casos de contágio ao redor do mundo e a esperança de uma vacina estão sendo vetores essenciais de suporte ao mercado."

No exterior, o S&P 500 avançava, mesmo viés registrado nas bolsas na Europa. Entre as commodities, o petróleo subia antes de reunião da Opep+ sobre cortes de produção, enquanto minério de ferro manteve o rali na China.

DESTAQUES

- CVC BRASIL ON disparava 9,23%, tendo de pano fundo alívio nas restrições de circulação em razão do novo coronavírus, bem como a forte queda do dólar em relação ao real nesta sessão. No setor de viagens, entre os mais afetados pela pandemia, GOL PN subia 4,67% e AZUL PN ganhava 2,87%.

- PETROBRAS PN avançava 2,61%, na esteira da alta dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent subia mais de 2% antes de reunião da Opep+ sobre cortes de produção.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 3,3% e BRADESCO PN tinha alta de 2,58%, com bancos mais uma vez respaldando o desempenho positivo do Ibovespa. BTG PACTUAL UNIT disparava 6,86%.

- VALE ON subia 0,37%, uma vez que o minério de ferro mantém o rali na China com apoio de demanda e preocupação com oferta. Segundo a Associação de Ferro e Aço da China, mineradora espera ampliar os embarques do produto para a China em 2020 na comparação com 2019. No setor de mineração e siderurgia, GERDAU PN ganhava 6,95%.

- EMBRAER ON mostrava elevação de 8,23%. O presidente da empresa, Francisco Gomes Neto, disse que a fabricante de aviões está aberta a novos parceiros de negócios após a Boeing ter desistido de um acordo. Mas citou que qualquer novo acordo será menor em escopo do que aquele que vinha sendo negociado com a Boeing e que foi encerrado em abril.

- BRMALLS ON perdia 1,44%, em sessão de realização de lucros, após alta recente no setor de shopping centers em razão de perspectivas de alívio nas medidas de confinamento. IGUATEMI ON tinha variação positiva de 0,37% e MULTIPLAN ON cedia 0,04%.

- MARFRIG ON caía 0,99%, em meio ao declínio do dólar ante o real nesta sessão. No setor, JBS ON perdia 0,32%. Procuradores do trabalho em Santa Catarina estão movendo uma ação contra a JBS por suposta violação de direitos de trabalhadores indígenas depois que 40 foram demitidos pela empresa na cidade de Seara. A empresa nega discriminação e cita descontinuidade de serviço de transporte.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética