Aço na China toca máxima de 9 anos com forte demanda; minério de ferro também sobe

Publicado em 03/06/2020 08:23

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do vergalhão de aço na China tocaram o maior nível em mais de nove anos nesta quarta-feira, impulsionados pela forte demanda pelo metal no mercado spot, e pela queda nos estoques domésticos do material de construção, enquanto o minério de ferro também subiu.

O contrato mais negociado do aço na bolsa de futuros de Xangai, para outubro, chegou a subir 1,5%, para 3.663 iuanes (515,33 dólares) por tonelada, o maior nível desde fevereiro de 2011. Ele fechou em alta de 0,7%.

Os estoques de vergalhão na China caíram 40% desde meados de março, indicando uma sólida recuperação na demanda depois que a segunda maior economia do mundo aliviou medidas de isolamento e restrições contra o coronavírus, segundo a consultoria SteelHome.

A construção tem liderado uma gradual recuperação na economia da China, ajudando a melhorar as margens de lucros de siderúrgicas e encorajando usinas a aumentar a produção.

"Nós continuamos otimistas sobre a demanda no curto prazo", disse Hui Heng Tan, analista da Marex Spectron em Cingapura.

O minério de ferro na bolsa de Dalian também avançou, com alta de 0,4%. A matéria-prima tem visto um rali puxado pela demanda chinesa e por preocupações sobre a oferta do Brasil devido ao avanço do coronavírus no país.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo