Manifestantes dos EUA derrubam estátua de Colombo e a atiram em lago

Publicado em 10/06/2020 20:56

(Reuters) - Manifestantes antirracismo do Estado norte-americano da Virgínia derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo no Parque Byrd, de Richmond, na noite de terça-feira, depois a envolveram em uma bandeira em chamas e a lançaram em um lago, mostraram imagens do incidente publicadas em redes sociais.

Uma onda de manifestações varreu os Estados Unidos e a Europa após a morte de George Floyd, um negro de 46 anos que morreu no dia 25 de maio depois que um policial branco o sufocou pressionando seu pescoço com um joelho durante quase nove minutos em uma rua da cidade de Mineápolis.

Parte dos atos tem se concentrado em monumentos que glorificam o passado imperialista dos países, o que algumas pessoas consideram ofensivo nas sociedades multiétnicas atuais. Manifestantes derrubaram estátuas de figuras ligadas ao império e ao comércio de escravos.

Colombo nasceu em Gênova, na Itália, em 1451, e suas viagens através do Atlântico abriram caminho para a colonização europeia das Américas. Ele chegou às Américas no dia 12 de outubro de 1492, uma data que os EUA comemoram como o Dia de Colombo, um feriado nacional.

  • Estátua de Cristóvão Colombo derrubada por manifestantes e jogada em lago em Richmond, no EUA 09/02/2020 Instagram/@Videoguns/via REUTERS

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte