Ibovespa recua mais de 2%, mas recuperação no exterior alivia queda

Publicado em 12/06/2020 11:59

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava em queda nesta sexta-feira, refletindo o mergulho de mercados globais na véspera, dia em que a bolsa brasileira não abriu devido ao feriado de Corpus Christi. Porém, uma recuperação no exterior nesta sexta-feira, mitigava o movimento negativo do índice nacional.

Às 11:50, o Ibovespa caía 2,43%, a 92.381,96 pontos. No pior momento da sessão, o índice chegou a cair mais de 3%. O volume financeiro era de 11 bilhões de reais.

Na quinta-feira, bolsas internacionais derreteram diante de temores sobre uma segunda onda da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos e de uma projeção econômica sombria do Federal Reserve. Em Nova York, o Dow Jones caiu 6,9% e o S&P 500 perdeu 5,89%. O EWZ, ETF do Ibovespa negociado em Wall Street, recuou 7,84%.

Mas índices globais registravam uma forte recuperação na manhã desta sexta-feira, com o S&P avançando 1,9% e o Dow Jones 2,3%, o que reduzia a pressão sobre o Ibovespa.

Para analistas da Infinity Asset, novas correções fortes não serão surpreendentes, levando em conta que "bolsas internacionais continuam a sustentar suas altas na pesada liquidez e em as ações de risco alto, beta e valor elevados e capitalização reduzida."

Uma pesquisa da Reuters apontou que a taxa básica de juros do Brasil deve cair para a mínima de 2,25% ao ano na próxima quarta-feira, com o Banco Central ampliando um esforço emergencial para revigorar a atividade econômica prejudicada pela pandemia de coronavírus.

A recuperação da economia do país após a pandemia deverá ser mais lenta do que o esperado anteriormente, afirmou o estrategista da Terra Investimentos, Marco Harbich.

"Ao contrário da expectativa do mercado, a retomada da economia não será em 'V', seguirá bastante lenta a partir do quarto trimestre deste ano", afirmou, acrescentando que prevê uma queda de 6,3% no PIB do Brasil este ano.

DESTAQUES

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN recuavam 3,3% e 2,9%, respectivamente, diante da queda do preço do contrato futuro do petróleo na véspera, que se recuperava nesta manhã, mas ainda abaixo de níveis de quarta-feira.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 2%, em sessão negativa para o setor bancário. BRADESCO PN caía 2% e SANTANDER BR UNT perdia 1,65%.

- BR DISTRIBUIDORA ganhava 1,2%. A empresa divulgou na noite de quarta-feira lucro líquido de 234 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 50,9% ante mesmo período do ano anterior.

- GOL PN recuava 5,3%. A companhia aérea informou na noite de quinta-feira que não está discutindo extensão de prazo de pagamento de um empréstimo de 300 milhões de dólares que vence em agosto. No setor, AZUL PN perdia 5,4%.

- VIA VAREJO ON <VVAR3.SA> ganhava 0,3%, como destaque positivo do índice, com MAGAZINE LUIZA ON perdendo 1,6% e B2W GLOBAL ON recuando 0,6%, após permanecer em alta durante boa parte da manhã.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde