Trump elogia hidroxicloroquina após agência reguladora dos EUA revogar uso contra Covid-19

Publicado em 15/06/2020 20:12

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que outros países forneceram ótimos relatórios sobre a eficácia da hidroxicloroquina, reclamando que apenas as agências norte-americanas não conseguiram entender o benefício do medicamento para tratar a Covid-19.

As declarações de Trump, a repórteres na Casa Branca, foram feitas horas depois de a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) revogar autorização de uso emergencial da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19, apesar dos elogios frequentes de Trump à utilidade do medicamentos.

A decisão foi tomada depois que vários estudos sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina sugeriram que os medicamentos não eram eficazes contra a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, incluindo um estudo amplamente divulgado no início deste mês que mostrou que as substâncias não conseguiram impedir a infecção em pessoas que foram expostas ao vírus.

Assim como Trump, o presidente Jair Bolsonaro também é um defensor do uso da cloroquina para tratar a Covid-19. Por determinação do presidente, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso do medicamento para tratar pacientes com a doença desde o início dos sintomas.

  • Brasil mantém segurança de recomendação sobre uso da cloroquina, diz Ministério da Saúde

  • RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Ministério da Saúde se mantém seguro e tranquilo sobre a recomendação feita no mês passado de uso de cloroquina no tratamento de pacientes com sintomas iniciais da Covid-19, apesar de decisão de agência reguladora norte-americana de revogar o uso emergencial do medicamento contra malária para tratar a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, afirmou uma secretária da pasta nesta segunda-feira.

    De acordo com Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, a pasta inclusive modificou sua recomendação de uso da cloroquina para incluir gestantes e crianças entre os grupos com recomendação de uso da cloroquina na fase inicial da Covid-19.

    A secretária criticou estudos citados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em sua decisão de revogar a autorização de uso emergencial da cloroquina e da hidroxicloroquina para tratar pacientes da Covid-19, dizendo que são de "péssima qualidade".

    Segundo ela, estudos com qualidade metodológica levam tempo para ser realizados, e durante o enfrentamento a uma pandemia como a do novo coronavírus não se pode "perder tempo aguardando resultado de estudos".

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte