EUA indicarão principal conselheiro de Trump para América Latina para comandar BID

Publicado em 17/06/2020 07:35

Por Andrea Shalal e Rodrigo Campos

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos disseram nesta terça-feira que vão nomear o principal consultor para a América Latina do presidente Donald Trump para chefiar o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), derrubando uma longa tradição de reservar esse cargo para um candidato da região.

Mauricio Claver-Carone é um cubano-americano com fortes referências anticomunistas, além de ser um ex-funcionário do Tesouro que possui uma retórica agressiva em sanções e tem desempenhado um papel fundamental na promoção de medidas contra a Venezuela e Cuba.

"A indicação do Sr. Claver-Carone demonstra o forte compromisso do presidente Trump com a liderança dos EUA em importantes instituições regionais e com o avanço da prosperidade e segurança no Hemisfério Ocidental", disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em comunicado.

Ele disse que Claver-Carone está bem preparado para liderar o banco de desenvolvimento regional num momento de crescentes desafios ao avanço e desenvolvimento sustentável, agravados por aumentos acentuados das novas infecções pelo coronavírus.

Tradicionalmente, os EUA nomeiam a segunda principal autoridade do BID. Não ficou claro, de forma imediata, o que levou a Casa Branca a realizar a mudança.

(Por Andrea Shalal e Matt Spetalnick em Washington e Rodrigo Campos em Nova York)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte