Vendas de novas moradias nos EUA têm forte recuperação em maio

Publicado em 23/06/2020 12:22

WASHINGTON (Reuters) - As vendas de novas moradias nos Estados Unidos subiram mais do que o esperado em maio, sugerindo que o mercado imobiliário está prestes a entrar em recuperação após a crise da pandemia de Covid-19, juntamente com a economia em geral.

O Departamento de Comércio norte-americano informou nesta terça-feira que as vendas de novas residências saltaram 16,6%, a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 676 mil unidades no mês passado. As vendas de novas casas são registradas após a assinatura de um contrato, tornando-as um importante indicador no mercado imobiliário.

Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas de novas moradias, que representam cerca de 10% das vendas no mercado imobiliário, subiriam 2,9% em maio, para um ritmo de 640 mil.

O ritmo de vendas de abril foi revisado para 580 mil unidades, contra 623 mil unidades relatadas anteriormente.

WSJ: congressistas dos EUA querem ajuda para empresas com dívidas hipotecárias

Mais de 100 congressistas americanos vão pedir ao governo Trump e ao Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) que ajudem empresas que não conseguiram suspender o pagamento de títulos lastreados em hipotecas comerciais (CMBS, pela sigla em inglês) durante a pandemia do novo coronavírus, segundo o The Wall Street Journal.

Muitos hotéis, shopping centers e prédios comerciais que tomam recursos emprestados no mercado de CMBS - estimado em cerca de US$ 550 bilhões, alegam estar tendo dificuldades de negociar adiamentos para o pagamento de dívidas durante a crise do coronavírus. Algumas empresas temem perder seus imóveis, relata o WSJ.

No caso de hipotecas residenciais, os tomadores de empréstimos têm conseguido adiar os pagamentos por até um ano, como parte de um de pacote de estímulo de mais de US$ 2 trilhões assinado em março.

Um grupo bipartidário de parlamentares, liderado pelo deputado republicano Van Taylor (Texas), planeja entregar uma carta ao secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, e ao presidente do Fed, Jerome Powell, nesta terça-feira, solicitando a criação de uma linha de crédito para ajudar empresas que não conseguem honrar dívidas relacionadas a esses títulos durante a crise. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Reuters/Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde