Arrecadação federal cai 32,92% em maio, a R $ 77.415 bi, pior dado para o mês desde 2005

Publicado em 23/06/2020 15:07

A arrecadação do governo federal teve uma queda real de 32,92% em maio no mesmo mês do ano passado, a 77.415 bilhões de reais, divulgada a Receita Federal nesta terça-feira.

Este foi o pior desempenho do período desde 2005, com uma série histórica divulgada pela Receita que teve início em 2002. No entanto, o resultado foi acima da expectativa de arrecadação de 69,9 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas.

Em janeiro a maio, uma arrecadação acumulada teve um retorno de 11,93% sobre o mesmo período do ano passado, em termos reais, a 579.708 bilhões de reais.

Em relatório, a Receita disse que o desempenho no mês foi afetado principalmente por diversos diferenciais concedidos em meio a pandemia de coronavírus.

Em função da crise, o governo permitiu ou atrasou o pagamento de uma série de tributos para danos às caixas de correio e empresas. Em maio, esse diferencial afetou negativamente uma arrecadação em 29.920 bilhões de reais.

Há dúvidas sobre a viabilidade da cobrança dos impostos diferidos ainda neste ano, em que o meio da profundidade diminui no Produto Interno Bruto (PIB) esperado com o surto de Covid-19.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde