Superamos o pior mas recuperação será desigual, diz Lagarde

Publicado em 26/06/2020 08:05

FRANKFURT/HELSINQUE (Reuters) - A zona do euro "provavelmente superou" o pior da crise econômica causada pela pandemia de cornavírus, mas a recuperação será irregular, afirmou nesta sexta-feira a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Falando no momento em que os temores de uma segunda onda abalam investidores e o público em geral no mundo, Lagarde adotou um tom construtivo mas pediu às autoridades que usem a trégua atualmente oferecida pelo vírus para que se preparem.

"Provavelmente superamos o ponto mais baixo e digo que com alguma trepidação, porque é claro que pode haver uma segunda onda grave", disse Lagarde em evento online.

Ela alertou que a recuperação será "desigual", "incompleta" e "transformadora", o que significa que algumas empresas em setores como viagens aéreas e entretenimento nunca vão se recuperar, enquanto outras sairão mais fortes.

O BCE está no caminho para comprar 1,3 trilhão de euros em títulos e emprestar um volume similar a bancos a taxas negativas para ajudar a economia da zona do euro e evitar um aperto de crédito.

(Reportagem de Francesco Canepa, Balazs Koranyi e Anne Kauranen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte