Dólar sobe 2% e caminha para 3° ganho semanal consecutivo ante real com exterior cauteloso

Publicado em 26/06/2020 10:41

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar acelerava a alta em relação ao real nesta sexta-feira, aproximando-se da marca de 5,45 reais e caminhando para seu terceiro ganho semanal consecutivo em meio à cautela no exterior devido a temores sobre uma segunda onda de coronavírus.

Às 10:11, o dólar avançava 1,85%, a 5,4264 reais na venda. Na máxima da sessão, o dólar saltou a 5,4430 reais, maior nível desde o final de maio.

O principal contrato de dólar futuro subia 1,46%, a 5,4345 reais.

Esta foi uma semana turbulenta para ativos arriscados, uma vez que temores sobre uma segunda onda de Covid-19, que poderia forçar a retomada de medidas de contenção economicamente prejudiciais, elevavam a cautela dos investidores.

"A avaliação da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, de que provavelmente o pior da crise ficou para trás levou os negócios na Europa ao campo positivo. Contudo, no restante do mundo, predomina o sentimento de cautela com o avanço do número de casos, especialmente nos EUA", disseram analistas do Bradesco em nota.

Lagarde disse nesta sexta-feira que a zona do euro "provavelmente superou" o pior da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, mas a recuperação será irregular.

No exterior, refletindo movimentos de aversão a risco, o dólar ganhava contra os principais pares do real, como peso mexicano, lira turca, rand sul-africano e dólar australiano.

Roberto Motta, responsável pela mesa de futuros da Genial Investimentos, destacou em live desta sexta-feira a volatilidade do real ante o dólar nas últimas sessões, que tem superado a de seus pares emergentes, e disse que é uma questão que deve ser abordada pelo Banco Central.

A autarquia tem marcado sua presença nos mercados com leilões de swap tradicional, e na véspera vendeu 750 milhões de dólares em leilão com compromisso de recompra, mas muitos analistas pensam que essas medidas têm impacto limitado sobre os mercados de câmbio.

Nesta sexta-feira, o Banco Central fará leilão para rolagem de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em novembro de 2020 e fevereiro de 2021.

Esta é a terceira semana consecutiva de alta do dólar, que já recuperou força depois de cair abaixo de 5 reais no início do mês. A divisa norte-americana acumula alta de 2,10% desde o fechamento da última sexta-feira e já salta mais de 35% contra o real no ano de 2020.

O dólar negociado no mercado interbancário fechou a última sessão com variação positiva de 0,06%, a 5,3278 reais na venda.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA