Um em cada três sul-coreanos com Covid-19 melhorou com remdesivir

Publicado em 13/07/2020 08:44

SEUL (Reuters) - Um em cada três pacientes sul-coreanos com Covid-19 em estado grave mostrou melhora em sua condição após receber o antiviral remdesivir, da Gilead Sciences, disseram autoridades de saúde.

Mais pesquisa é necessária para determinar se a melhora é atribuível ao remédio ou a outros fatores, como a imunidade dos pacientes ou outras terapias, disseram.

O remdesivir tem estado na linha frente do combate global contra a Covid-19 depois de o medicamento intravenoso ajudar a reduzir o tempo de recuperação em hospitais em um ensaio clínico feito nos Estados Unidos.

Vários países, incluindo a Coreia do Sul, acrescentaram a droga à lista de tratamento para a doença causada pelo novo coronavírus. Não há vacina aprovada contra a Covid-19.

Em sua atualização mais recente sobre o medicamento, a Gilead disse na sexta que análises mostraram que o remdesivir reduz o risco de mortes em pacientes graves com Covid-19, mas alertou que testes clínicos rigorosos são necessários para confirmar o benefício.

O Centro de Controle de Doenças da Coreia (KCDC) relatou no sábado os resultados para um primeiro grupo de 27 pacientes que receberam remdesivir em diferentes hospitais.

Nove desses pacientes mostraram melhora em sua condição, 15 permaneceram inalterados e três pioraram, disse o vice-diretor do KCDC, Kwon Jun-wook, em um briefing.

O resultado ainda tem de ser comparado com um grupo controle e mais análises são necessárias [ara concluir sobre os benefícios do remdesivir, acrescentou ele.

Pfizer e BioNTech recebem 'fast track' da FDA para 2 possíveis vacinas

A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta segunda-feira, 13, que duas de quatro possíveis vacinas que estão desenvolvendo contra a covid-19 receberam status de "fast track" da FDA, como é conhecida a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA.

A designação acelera o processo de revisão pela FDA e facilita o desenvolvimento de novas drogas. Em reação à notícia, as ações das empresas operam em forte alta no pré-mercado em Nova York.

Às 8h20 (de Brasília), o papel da Pfizer subia 2,1% e o ADR da BioNTech saltava 5,2%.

Fonte: Reuters/Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campos Neto diz que desinflação na China não é relevante para Brasil
Wall Street fecha em alta em meio à expectativa sobre reunião do Fed
Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda