Ações europeias caem, mas se afastam de mínimas antes de cúpula da UE

Publicado em 16/07/2020 13:43

As ações europeias encerraram em queda, mas a alguma distância das mínimas da sessão desta quinta-feira, com investidores na expectativa por uma aguardada reunião para debater um fundo de recuperação europeu.

Mais cedo, os mercados no continente haviam caído mais, afastando-se de máximas em um mês, sob pressão de fracos balanços corporativos e crescente número de casos de Covid-19.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua política monetária nesta quinta. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que o banco espera que um ainda pendente programa de estímulos da União Europeia (UE) favoreça subsídios em vez de empréstimos, como esperado por investidores. O banco espera usar totalmente seu enorme pacote de estímulos contra a pandemia para ajudar a zona do euro a seguir emersa, acrescentou ela.

Os líderes dos 27 países da UE vão se reunir nesta sexta-feira para tentar resolver diferenças sobre o funcionamento do fundo de recuperação de 750 bilhões de euros.

"Como cenário-base, não vemos um acordo sendo alcançado antes desta cúpula da UE", disseram estrategistas do ING. "Esperamos algum progresso em direção a um compromisso, mas ainda é necessário algum tempo para mais negociações."

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,7%, depois de chegar a ceder 1% durante a sessão.

As ações do grupo europeu de artigos de luxo Richemont caíram 4,6%, com as vendas trimestrais caindo quase pela metade. A empresa não deu detalhes sobre operações atuais nem perspectivas.

Os papéis de LVMH e Kering, que também tiram da China grande parte de suas receitas, caíram 1% e 1,3%, respectivamente.

Na ponta de baixo do STOXX 600, Swedish Orphan Biovitrum caiu 8,3%. Os resultados da empresa de biofarmacêutica e biotecnologia ficaram abaixo das expectativas do mercado para o segundo trimestre. Já as ações da Sandvik, maior fabricante mundial de ferramentas para corte de metal, caíram após a companhia sinalizar lenta recuperação na demanda.

Por outro lado, a fabricante alemã de equipamentos de laboratório Sartorius AG saltou 6,3%, depois de melhorar sua previsão para o ano cheio.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética