Com redução média de 6,5%, nova tabela do frete passa a valer nesta segunda

Publicado em 20/07/2020 19:26

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura lançou nesta segunda-feira uma plataforma para denúncias de venda casada na oferta de crédito a produtores rurais, prática pela qual instituições financeiras vinculam a concessão do financiamento à contratação de outros serviços bancários, informou a pasta.

O projeto é fruto de uma parceria entre os ministérios da Agricultura e da Justiça, que haviam assinado acordo para cooperação técnica em outubro do ano passado com o objetivo de coibir a venda casada.

O governo não informou o nome do programa, mas criou uma aba em seu site com a campanha e o passo a passo para as denúncias, que também poderão ser realizadas pela plataforma consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, e por canais online da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/campanhas/venda-casada/como-reclamar)

"Essa plataforma dá segurança àqueles que são coagidos, às vezes, quando vão tomar o seu financiamento de custeio ou investimento do Plano Safra... Só assim nós poderemos atuar para que essa prática abusiva acabe de uma vez por todas no nosso país", disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em um vídeo publicado em redes sociais.

Já o ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou esperar que a plataforma seja útil para o incremento dos recursos, transparência e desburocratização no setor, segundo comunicado divulgado pelo governo federal.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O mais importante são as pessoas, defende Ireneu Orth sobre ações no RS
Poupança tem saques de R$1,142 bi em abril, diz BC
Minério de ferro cai em meio a altos estoques nos portos da China
Haddad diz que tudo indica que regulamentação da reforma tributária será aprovada neste ano
Dólar sobe frente ao real com ritmo de corte do Copom em foco