Confiança empresarial na Alemanha melhora, mas nova onda de coronavírus ameaça perspectivas

Publicado em 27/07/2020 08:35

 O sentimento empresarial na Alemanha continuou a se recuperar em julho de seu maior declínio em décadas, com as empresas esperando que a maior economia da Europa se recupere do choque do coronavírus -- desde que seja evitada uma segunda onda de infecções.

O instituto Ifo disse nesta segunda-feira que seu índice do clima empresarial subiu para 90,5 em julho, ante uma leitura de 86,3 em junho. Esse foi o terceiro salto consecutivo e uma leitura acima do esperado.

"A economia alemã está se recuperando passo a passo", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, acrescentando que as empresas estão notavelmente mais satisfeitas com a situação atual dos negócios.

O governo espera que seu pacote de estímulo -- de mais de 130 bilhões de euros, incluindo um corte temporário do IVA para impulsionar a demanda doméstica -- ajude a economia a retornar à trajetória de crescimento.

A pesquisa mostrou que os consumidores estavam começando a abrir suas carteiras, enquanto a atividade industrial estava se recuperando lentamente, disse o economista do Ifo Klaus Wohlrabe.

Os números surpreendentemente fortes do Ifo sugeriram que a economia alemã começou bem o terceiro trimestre. Wohlrabe confirmou uma previsão de crescimento de 6,9%.

Ainda assim, espera-se que a economia caia dois dígitos nos três meses de abril a junho, quando a vida pública e a atividade econômica quase pararam por causa da pandemia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética