Ibovespa amplia queda e quase perde os 100 mil pontos; Itaú lidera perdas

Publicado em 04/08/2020 14:47

O Ibovespa aprofundou as perdas nesta terça-feira, quase perdendo o patamar dos 100 mil pontos no pior momento, em meio ao declínio generalizado dos papéis, com Itaú Unibanco entre as maiores perdas após forte declínio no lucro trimestral e sinalizações conservadoras sobre inadimplência e retorno.

Às 14h37, o Ibovespa caía 1,84%, a 100.936,91 pontos. Na mínima, chegou a 100.004,50 pontos. O volume financeiro era de 28,9 bilhões de reais.

Agentes financeiros também atrelavam as vendas na bolsa a operações envolvendo as ações da Vale no começo do pregão. Fonte ouvida pela Reuters disse que o banco de fomento vendeu cerca de 135 milhões de ações a 60,26 reais por papel e levantou 8,1 bilhões de reais.

"É muita grana para um dia só", afirmou o gestor Alfredo Menezes, da Armor Capital, em sua conta no Twitter.

Os papéis da mineradora cediam 0,38%, a 60,03 reais.

No caso de Itaú, após divulgar queda de 40% no lucro do segundo trimestre, o presidente executivo do banco afirmou ver a inadimplência no Brasil atingindo em 2021 níveis mais elevados do que em crises anteriores. Ele também disse que não vê o ROE do banco retornando ao patamar de 20%.

As preferenciais do maior banco privado do país recuavam 5,76%.

Também no radar do setor bancário está a pauta do Senado, que deve votar na próxima quinta-feira polêmico projeto que limita juros de cartão de crédito e do cheque especial. No centro da discussão estão o tempo de vigência do teto e os critérios para que seja estabelecido.

Bradesco PN cedia 2,75%, Banco do Brasil ON recuava 3,03%, e Santander Brasil Unit mostrava declínio de 2,6%.

No exterior, Wall Street mostrava hesitação, contrabalançando aumento de tensão nas relações entre Estados Unidos e China envolvendo o aplicativo TikTok e expectativas de mais estímulos, em meio à temporada de balanços. O S&P 500 tinha variação positiva de 0,16%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA