Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA diminuem, gastos dos consumidores em agosto são sólidos

Publicado em 01/10/2020 10:16

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, embora tenha permanecido em níveis de recessão, destacando a necessidade de outro pacote de resgate do governo.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 837 mil em dado ajustados sazonalmente na semana encerrada em 26 de setembro, contra 873 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters projetavam 850 mil pedidos na semana passada.

Os pedidos se consolidaram em níveis elevados depois de irem abaixo de 1 milhão em agosto, uma vez que o governo mudou a maneira como elimina flutuações sazonais dos dados. Eles estão acima do pico de 665 mil visto durante a Grande Recessão de 2007-09, embora tenham recuado do recorde de 6,867 milhões no final de março.

Os ganhos do mercado de trabalho com a reabertura das empresas estão diminuindo e economistas preveem desaceleração das contratações até o final de 2020 e em 2021, se não houver outro pacote fiscal.

Relatório separado nesta quinta-feira do Departamento do Comércio mostrou que os gastos dos consumidores subiram 1,0% em agosto após aumento de 1,5% em julho. Economistas previam avanço de 0,8% em agosto dos gastos, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.

Dólar recua ante real em meio a esperanças de estímulo nos EUA

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda acentuada contra o real logo após a abertura desta quinta-feira, acompanhando um movimento global de enfraquecimento da moeda norte-americana em meio a esperanças sobre um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos.

Enquanto isso, as preocupações fiscais domésticas continuavam no radar em meio a dúvidas sobre o financiamento do projeto assistencialista do governo, trazendo possibilidade de volatilidade para o pregão.

Às 9:10, o dólar recuava 0,47%, a 5,5922 reais na venda.

O dólar futuro de maior liquidez operava em queda de 0,40%, a 5,592 reais.

Na véspera, a moeda norte-americana à vista fechou em queda de 0,43%, a 5,6188 reais.

O Banco Central fará nesta quinta-feira leilão de swap tradicional para rolagem de até 10 mil contratos com vencimento em março e julho de 2021.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética