Ibovespa tem avanço tímido em sessão volátil

Publicado em 07/10/2020 18:07 e atualizado em 07/10/2020 19:03

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - Numa sessão volátil do começo ao fim, o principal índice brasileiro de ações virou pra baixo nos ajustes desta quarta-feira, uma vez que o receio com o cenário fiscal do país se sobrepôs à influência positiva das bolsas norte-americanas.

O índice recuou 0,09%, a 95.526,26 pontos. O volume da sessão somou 24,8 bilhões de reais. Na máxima da sessão, o Ibovespa chegou a subir 0,8%, mas também operou em queda de 0,77% no seu pior momento.

Notícias ligadas às contas públicas pautaram os negócios. O impasse sobre o financiamento do novo programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro, Renda Cidadã, era um dos principais fatores adicionando volatilidade à bolsa.

Mais cedo, uma fonte da área econômica do governo disse que a definição do programa ficará para após as eleições municipais e terá que ser sujeitar ao teto de gastos. [nS0N2G501N]

Investidores repercutiram notícias de que, sem definição para o Renda Cidadã, o governo avalia estender o auxílio emergencial até meados de 2021. Mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou a prorrogação do auxílio ou do estado de calamidade para além de dezembro deste ano. [nL1N2GY1BN]

Pouco após a declaração de Guedes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), publicou o link da matéria da Reuters sobre a fala de Guedes e afirmou: "A posição da presidência da Câmara é a mesma."

Para a Verde Asset Management, a discussão deve considerar que o país não tem espaço fiscal para acomodar mais gastos. "Não é por capricho, portanto, que as reações dos preços de ativos, câmbio, juros e bolsa, são extremamente fortes quando o governo dá mostras de querer abandonar a única âncora que segura toda a sustentabilidade da dívida, que é o teto de gastos."

Nos EUA, o mercado recuperou o otimismo de que pelo menos um acordo parcial sobre mais estímulos fiscais possa acontecer. O S&P 500 teve alta de 1,74%. Na véspera, uma decisão do presidente Donald Trump de suspender negociações com o Congresso sobre os estímulos derrubou os índices de Wall Street.

DESTAQUES

- GERDAU PN avançou 3,2%, chegando a tocar máxima histórica, após o Bradesco BBI elevar a recomendação do papel para "outperform", e elevar o preço-alvo de 17 para 26 reais. USIMINAS PNA subiu 2,6%. CSN ON fechou em alta de 1,8%, enquanto VALE ON valorizou-se 2,64%.

- AZUL PN caiu 3,55%, mesmo após anunciar na véspera que teve aumento de caixa de cerca 700 mil reais por dia no terceiro trimestre. GOL PN caiu 3,4%. 

- IRB BRASIL ON desabou 10,2%, após ter mergulhado mais de 17% na terça-feira, na esteira de relatório do UBS BB recomendando "venda", com preço-alvo de 4,60 reais.

- SEQUOIA LOGÍSTICA ON perdeu 1,6% em sua estreia na B3, após precificar IPO a 12,40 reais na segunda-feira, movimentando cerca de 1 bilhão de reais. 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado