AES Brasil firma acordo de investimento com Itaú Unibanco

Publicado em 18/03/2021 15:57

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica AES Brasil, controlada pela norte-americana AES, fechou acordo de investimento com o Itaú Unibanco que envolverá um aumento de capital de 855 milhões de reais em uma empresa do grupo detentora de projetos de geração de energia eólica e solar.

O negócio envolverá a subscrição pelo Itaú de novas ações preferenciais a serem emitidas pela holding detentora desses projetos renováveis operacionais, a Gaimbê Solar, disse a AES Brasil em comunicado na noite de quarta-feira.

"Com a subscrição do aumento de capital, no valor de 855 milhões de reais, o Itaú se tornará acionista da Guaimbê Holding e passará a deter participação equivalente a 19,9% de seu capital social", afirmou.

A empresa da AES Brasil na qual o banco passará a ter participação controla subsidiárias associadas ao complexo solar Guaimbê e ao parque eólico Alto Sertão II.

A elétrica, que antes usava o nome de AES Tietê, disse que o acordo com o Itaú "reforça sua capacidade de trazer investidores de qualidade", bem como o compromisso da instituição financeira com o fomento da geração de energia renovável.

"Para a AES Brasil, trata-se de uma oportunidade de fomentar seu projeto de crescimento, direcionando os recursos aportados pelo Itaú para ampliar seu portfólio de projetos de geração de energia renovável ", afirmou.

A efetivação da operação está sujeita a condições suspensivas comuns a transações dessa natureza, acrescentou a elétrica, sem detalhar.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índices de Wall Street caem pressionados por queda em ações de tecnologia e de bancos
Trump ameaça cortar financiamento a Estados com cidades-santuário; confrontos aumentam em Minneapolis
Ibovespa fecha acima de 165 mil pontos pela 1ª vez; Vale dispara quase 5%
Dólar supera R$5,40 em dia de ruído sobre vistos de brasileiros e pesquisa eleitoral
Taxas dos DIs fecham em alta após medida dos EUA sobre vistos gerar ruído
Atividade econômica aumentou na maior parte dos EUA nas últimas semanas, mostra pesquisa do Fed