BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%, diz Kanczuk

Publicado em 08/04/2021 15:30

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse nesta quinta-feira que seu cenário básico contempla uma taxa de juros real neutra de 3% para a economia brasileira o que, somada a uma inflação de 3,5%, aponta para uma taxa nominal neutra de 6,5%.

A Selic está atualmente em 2,75% ao ano e, em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) informou estar dando início a um processo de "normalização parcial" da taxa. Kanczuk disse que o uso dessa expressão não é um compromisso, mas uma indicação de para onde a política deve caminhar.

"Estamos trabalhando com taxa de 3% real no cenário básico", disse Kanczuk, em inglês, em evento virtual do banco BNY Mellon.

"Se você somar uma inflação de 3,5%, então você tem uma Selic de 6,5% como uma taxa nominal neutra, estou te dando isso. Ainda que eu tenha um desvio padrão grande, é assim que estou olhando para a coisa, é minha melhor suposição. Isso vai evoluir ao longo do tempo e vou dar (comunicar) qualquer mudança que terei nessa taxa neutra."

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos