BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%, diz Kanczuk

Publicado em 08/04/2021 15:30

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse nesta quinta-feira que seu cenário básico contempla uma taxa de juros real neutra de 3% para a economia brasileira o que, somada a uma inflação de 3,5%, aponta para uma taxa nominal neutra de 6,5%.

A Selic está atualmente em 2,75% ao ano e, em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) informou estar dando início a um processo de "normalização parcial" da taxa. Kanczuk disse que o uso dessa expressão não é um compromisso, mas uma indicação de para onde a política deve caminhar.

"Estamos trabalhando com taxa de 3% real no cenário básico", disse Kanczuk, em inglês, em evento virtual do banco BNY Mellon.

"Se você somar uma inflação de 3,5%, então você tem uma Selic de 6,5% como uma taxa nominal neutra, estou te dando isso. Ainda que eu tenha um desvio padrão grande, é assim que estou olhando para a coisa, é minha melhor suposição. Isso vai evoluir ao longo do tempo e vou dar (comunicar) qualquer mudança que terei nessa taxa neutra."

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde