Governo brasileiro condena ataques dos EUA e Israel contra Irã, diz ministério
![]()
SÃO PAULO, 28 Fev (Reuters) - O governo brasileiro afirmou em nota que "condena e expressa grave preocupação" com os ataques realizados neste sábado por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã.
"Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região", de acordo com comunicado publicado pelo Ministério de Relações Exteriores.
Ainda segundo a nota, o Brasil apela a todas as partes que "respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção, de maneira a evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil".
Segundo o Itamaraty, as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos das ações militares, com particular atenção às necessidades das comunidades brasileiras nos países afetados.
O ministério recomendou também que brasileiros que estejam atentos às orientações de segurança das autoridades locais nos países onde morem ou se encontrem.
"O embaixador do Brasil em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, a fim de transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança."
(Por Luciana Magalhães)
0 comentário
Comércio entre Colômbia e Equador cai com intensificação de guerra tarifária, dizem grupos empresariais
China diz que ONU deveria rever decisão sobre encerrar missão de paz no Líbano
Bolsonaro passa por cirurgia no ombro direito sem intercorrências, diz hospital
Casa Branca diz que hostilidade contra Irã se encerrou diante de prazo de autorização dos poderes de guerra
Síria depende do petróleo da Rússia apesar de estar se voltando para o Ocidente
Irã envia proposta de negociações com os EUA ao mediador Paquistão