Índice Ibovespa tem 4ª alta e flerta com 121 mil pontos; Cia Hering dispara

Publicado em 15/04/2021 17:50 e atualizado em 15/04/2021 19:43

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, mas sem conseguir sustentar o patamar dos 121 mil pontos, em meio a movimentos de realização de lucros, enquanto Cia Hering disparou quase 28% após virar alvo de aquisição.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa avançou 0,34%, a 120,700,67 pontos, engatando a quarta alta seguida. Na máxima, alcançou 121.408,72 pontos.

O volume financeiro no pregão somou 30,35 bilhões de reais.

Wall Street colaborou, registrando novas máximas históricas de S&P 500 e Dow Jones, com dados macroeconômicos e corporativos reforçando a percepção de retomada da economia norte-americana.

"O ponto mais importante de hoje é que saíram dados da economia norte-americana que reforçam a volta do crescimento", avaliou o diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, destacando ainda a queda nos rendimentos dos Treasuries.

Esse cenário, acrescentou, fez com que os ativos de todos emergentes se beneficiassem e pudemos ver os reflexos disso no Brasil, com risco país, juros e dólar caindo e bolsa subindo.

Além disso, Campos chamou a atenção para dados do setor de serviços que vieram positivos, que, somados aos dados recentes de atividade, corroboram a percepção de que o PIB do primeiro trimestre pode não ser tão ruim como se esperava.

Na visão de participantes do mercado, porém, a robustez do mercado brasileiro continua segue restrita pela crise sanitária, além da cena política tensa e da situação fiscal periclitante.

Para efeito de comparação, o S&P 500 acumula em 2021 valorização de 11%, enquanto o Ibovespa sobe apenas 1,41% e cai 6,28% quando considerado o desempenho em dólar.

DESTAQUES

- CIA HERING ON saltou 28,13%, maior alta diária desde 2004, para 21,91 reais, após a varejista de moda receber - e recusar - proposta de fusão feita pela fabricante de calçados e acessórios Arezzo. Na negativa à proposta, a Cia Hering afirmou que manterá seu plano estratégico de combinar construção de marcas e expansão, com a busca por crescimento orgânico, e análise de "oportunidades inorgânicas", abrindo espaço para a avaliação de que a empresa se transformou em alvo de aquisição. AREZZO ON, que não está no Ibovespa, disparou 8,35%, renovando máxima de fechamento a 80,95 reais.

- JBS ON valorizou-se 3,63%, para o recorde de fechamento de 34,51 reais. O Credit Suisse reiterou perspectiva "bullish" para a empresa, após encontro com o presidente-executivo da unidade norte-americana Pilgrim's Pride, citando que ela pode ser uma surpresa positiva nos resultados de 2021, já que o aumento nos preços de aves parece mais do que compensar a alta dos grãos, garantindo níveis saudáveis de spreads.

- BRASKEM PNA valorizou-se 3,54%, ampliando a alta no ano para 105,85%, em meio a expectativas relacionadas à venda da participação da Novonor (ex-Odebrecht) na petroquímica. O papel vem encontrando suporte na avaliação no mercado de que a empresa está bem posicionada para aproveitar a sólida demanda por produtos petroquímicos, além do movimento de desalavancagem e o progresso contínuo nas frentes de Alagoas e México.

- VALE ON avançou 1,13%, renovando máximas, com o setor de mineração e siderurgia ainda beneficiado pelas perspectivas de reabertura pós-Covid e estímulos fiscais monetários e econômicos fortes no exterior para reavivar as economias, além de ambiente favorável a preço de aço no Brasil. A Associação Mundial de Aço elevou de 4,1% para 5,8% a projeção de crescimento da demanda global por aço. Para o BTG Pactual, ainda é cedo para o rali no setor se dissipar.

- IGUATEMI ON avançou 2,42%, em sessão de recuperação de ações de shopping centers entre outras companhias que tendem a se beneficiar da reabertura da economia e seguem atingidas por medidas de isolamento social. MULTIPLAN ON subiu 1,89% e BRMALLS ON ganhou 0,72%.

- GPA ON recuou 5,08%, em sessão de ajustes, após acumular até a véspera alta de mais de 15% apenas em abril, em meio a potencial desinvestimento que acarretaria em evento de liquidez para o varejista.

- PETROBRAS PN caiu 1,99%, mesmo com o viés positivo do petróleo no exterior. Tampouco ajudou a aprovação de acionistas na quarta-feira de proposta de dividendos de 10,27 bilhões de reais, referente a 2020, e o anúncio de que elevará o preço do diesel nas refinarias em cerca de 3,8% e o da gasolina em 1,9%. O conselho de administração da Petrobras se reúne na sexta-feira para avaliar propostas de eleição do novo presidente e diretores executivos.

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN terminaram estáveis.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado