Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio com expectativas melhores, diz FGV

Publicado em 27/05/2021 08:40

A confiança da indústria no Brasil teve leve alta este mês, com a melhor percepção sobre os próximos meses compensando a fraqueza num indicador do momento presente, informado nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,7 ponto em maio e foi a 104,2 pontos, conseguindo recuperar como perdas estimadas no mês anterior.

A leitura mês foi "influenciada pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção das empresas sobre a situação atual continua piorando para 12 dos 19 segmentos que compõem a pesquisa", disse a economista da FGV Ibre Claudia Perdigão, em nota. "O resultado está relacionado aos efeitos da desvalorização do real e da escassez de insumos."

No mês de maio, o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda de 0,5 ponto, a 109,5, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,1 pontos, para leitura de 99,0, muito próxima do nível neutro de 100 pontos.

"O avanço da vacinação, embora lento, e a recuperação de economias externas, ampliando as exportações são elementos que tendem a contribuir com a melhora das expectativas para o próximo semestre."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral