Senado pode aprimorar salvaguardas do acordo entre Mercosul e UE, diz Alckmin

Publicado em 11/02/2026 11:11 e atualizado em 11/02/2026 12:44

Logotipo Reuters

BRASÍLIA, 11 Fev (Reuters) - Um grupo de trabalho criado no Senado poderá aprimorar salvaguardas relacionadas ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, disse nesta quarta-feira o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em meio a preocupações de setores do agronegócio sobre efeitos das novas regras.

Em entrevista a jornalistas, Alckmin disse que as discussões serão feitas com “todo o cuidado”, enfatizando que o acordo como um todo trará grandes benefícios ao país.

“Eu queria tranquilizar a todos, o Senado criou um importante grupo de trabalho para a gente poder aprimorar todas as salvaguardas”, disse.

Ao lado de Alckmin na entrevista, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ligada ao agronegócio, disse que representantes dos setores de laticínios e de vinhos estão preocupados com os efeitos do acordo sobre suas atividades.

O acordo prevê a adoção de salvaguardas temporárias, que podem estabelecer controles específicos sobre as importações de certos produtos.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário