BC da China diz que avançará com programas-piloto para iuan digital

Publicado em 16/07/2021 10:49

O banco central da China disse nesta sexta-feira que vai impulsionar continuamente programas-piloto para desenvolver seu iuan digital, e que não definirá um cronograma para lançar a moeda digital.

A China lidera a corrida mundial para o lançamento de moedas digitais de bancos centrais (CBDC) e tem realizado testes em várias cidades importantes, incluindo Shenzhen e Xangai.

O país usará seu iuan digital principalmente para pagamentos domésticos no varejo, enquanto explora programas-piloto de uso da moeda digital para pagamentos internacionais, disse o Banco do Povo da China (PBOC) em documento publicado em seu site.

O banco central vai aprofundar sua pesquisa sobre o impacto de um iuan digital na política monetária, no sistema financeiro e na estabilidade financeira, informou.

O banco também alertou que as criptomoedas são usadas principalmente para especulação, o que ameaça a segurança financeira, e que essas moedas podem ser usadas para lavagem de dinheiro e outras atividades econômicas ilegais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim