Para decidir sobre as tensões na Ucrânia, Nações Unidas realizam rara reunião de conselho de segurança

Publicado em 28/02/2022 12:07 e atualizado em 28/02/2022 15:24
Nessa sessão, a Rússia não terá poder de veto

Começa a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque

Esta é a 1ª vez desde 1982 que o CS pede sessão de emergência à ONU

Começou pouco depois do 12h – horário de Brasília – a reunião emergencial da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, com o objetivo de votar resolução condenando a ofensiva militar russa na Ucrânia, pelos 193 países-membros da sessão emergencial da Assembleia Geral. O presidente da Assembleia, Abdullah Shahid, abriu a reunião com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da guerra e em um discurso de defesa da paz destacou que armas são melhores quando não são utilizadas.

A convocação dos 193 países-membros da sessão de emergência foi aprovada ontem (27) pelo Conselho de Segurança, quando 11 países votaram a favor, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a França. A Rússia foi contra a decisão, mas não pôde usar o poder de veto, por não ser permitido esse tipo de procedimento. Três nações se abstiveram na votação: a China, Índia e os Emirados Árabes Unidos.

Histórico

Esta é a primeira vez desde 1982 que o Conselho de Segurança pede sessão de emergência da Assembleia Geral. O pedido de uma sessão sobre a Ucrânia ocorre depois que a Rússia vetou na sexta-feira um rascunho da ONU, a Resolução do Conselho de Segurança que teria deplorado a invasão de Moscou.

Fonte: ONU

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa destoa do exterior e recua pressionado por Petrobras
Dólar fecha em R$4,9836, no menor valor do ano, após Irã reabrir Estreito de Ormuz
Wall Street fecha em alta após queda do petróleo e abertura do Estreito de Ormuz
Petrobras deixa de atender 10% do pedido de diesel de distribuidoras para maio, dizem fontes
Brasil soma mais de 200 invasões de propriedades rurais nos últimos três anos
Exportações brasileiras para UE podem aumentar em US$1 bi já este ano com entrada em vigor de acordo com Mercosul, diz Apex