Nestlé volta a operar fábricas e armazéns no centro e oeste da Ucrânia

Publicado em 02/03/2022 17:03

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) - A Nestlé, maior grupo de alimentos do mundo, disse que reabriu suas fábricas e armazéns no centro e oeste da Ucrânia em uma tentativa de garantir entregas essenciais de alimentos e bebidas no país devastado pela guerra.

O grupo com sede na Suíça, que tem três fábricas e cerca de 5 mil funcionários na Ucrânia, suspendeu temporariamente suas operações no país na quinta-feira passada, depois que as forças russas invadiram, no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

"Estamos tentando reabrir partes da cadeia de suprimentos e distribuir para varejistas onde é seguro fazê-lo. A informação mais recente é que isso foi parcialmente possível", disse um porta-voz da Nestlé à Reuters.

A Ucrânia fechou seus portos na quinta-feira passada após a invasão russa, provocando temores de que o país acabará enfrentando escassez de alimentos devido à incapacidade de importar mercadorias.

A Nestlé, fabricante de produtos icônicos como Nescafé e Kit Kat, disse que, embora a maioria dos produtos alimentícios que vende na Ucrânia seja produzida localmente, algumas matérias-primas, como café e cacau, são importadas.

Um trader de uma das maiores empresas de comércio de commodities do mundo disse à Reuters que está tendo que redirecionar todo o café que havia encaminhado à Ucrânia, já que nenhuma linha de carga está preparada para transportar mercadorias para lá.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desemprego cai mais do que o esperado no Brasil em novembro e bate novo recorde, a 5,2%
Dívida pública bruta do Brasil chega a 79% do PIB em novembro, em linha com o esperado
Minério de ferro cai com aumento dos embarques a partir do Brasil e da Austrália
China circunda Taiwan em grande exibição militar
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Rússia acusa EUA de ‘pirataria’ e ‘banditismo’ por bloqueio à Venezuela