Negócios com países "hostis" precisarão de aprovação do governo, decide Rússia

Publicado em 07/03/2022 13:09

LONDRES (Reuters) - A Rússia anunciou nesta segunda-feira que todos os negócios corporativos com empresas e indivíduos dos chamados "países hostis" teriam agora que ser aprovados por uma comissão governamental, de acordo com uma resolução do governo.

O governo disse ter aprovado uma lista de países e territórios que tomaram "ações antipáticas" contra a Rússia, suas empresas e cidadãos, na sequência de severas sanções econômicas impostas contra Moscou por causa da invasão russa da Ucrânia.

A lista segue um decreto presidencial de 5 de março permitindo que o governo, empresas e cidadãos russos paguem temporariamente em rublos as dívidas em moeda estrangeira devidas a credores de "países hostis".

Uma declaração do governo mostrou a lista de países incluindo os Estados Unidos, países membros da União Europeia, Reino Unido, Japão, Canadá, Noruega, Cingapura, Coréia do Sul, Suíça e Ucrânia.

Para fazer tais pagamentos, o governo disse que os devedores deveriam abrir um tipo especial de conta em rublo em um banco russo e transferir para ele o equivalente em rublo do montante em moeda estrangeira devido de acordo com a taxa de câmbio oficial do banco central no dia do pagamento.

Este acordo temporário para pagamento de dívidas estrangeiras se aplica a pagamentos que excedam 10 milhões de rublos (76.046 de dólares) por mês.

(Reportagem de Guy Faulconbridge e Alexander Winning)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados