Governo edita decreto para ajustar alíquotas de IPI de automóveis

Publicado em 09/03/2022 08:39

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro editou decreto para ajustar a duas casas decimais as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis reduzidas no mês passado.

O governo federal anunciou no final de fevereiro um corte de até 25% nas alíquotas do IPI de uma série de setores. No caso do setor de veículos automotivos, a redução vista foi de 18,5%.

A medida também dispõe sobre obrigações relacionadas à emissão e ao registro de notas fiscais, e, de acordo com nota do governo, busca com isso viabilizar a redução das alíquotas do IPI incidentes sobre automóveis, além de tornar mais equilibrada a concorrência no mercado, sem desfavorecer as concessionárias que, à época da redução das alíquotas, estavam com baixo estoque.

Assim, a medida permite que as concessionárias que já tinham veículos em estoque na data da diminuição do IPI possam se beneficiar da diminuição de tributação, sem ter que fisicamente devolver o veículo para as produtoras e montadoras de veículos.

De acordo com a nota, revendedoras e concessionárias deverão solicitar a mudança até 30 de junho de 2022, estando autorizada a emissão de nova nota fiscal com o valor de IPI mais baixo.

As mudanças adotadas representam uma diminuição da carga tributária de 291,4 milhões de reais para 2022, de acordo com o governo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados