Ibovespa reduz queda com NY e atento a pautas sobre combustíveis no Congresso

Publicado em 10/03/2022 17:08 e atualizado em 10/03/2022 17:59

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira devolveu parte relevante das perdas na tarde desta quinta-feira, alinhado com movimento similar em Wall Street e em meio à aprovação e discussão no Senado de pautas para segurar os preços dos combustíveis no país.

A Petrobras subia, mesmo diante de queda do petróleo, após anunciar um significativo aumento no preço dos combustíveis, reafirmando sua política de paridade internacional.

O avanço da Vale e de outras exportadoras de commodities também ajudavam na melhora do índice.

O setor financeiro, entretanto, ainda pesava na ponta oposta, assim como Embraer e Natura, após ambas divulgarem resultados na véspera.

Às 16:45, o Ibovespa caía 0,51%, a 113.317,32 pontos, após ceder 1,8% nas mínimas da sessão. O volume financeiro era de 23,7 bilhões de reais.

O Senado discutia nesta tarde um projeto que altera as regras de cobrança do ICMS e, em última versão do parecer, zera PIS/Cofins sobre diesel, GLP e biodiesel. Pouco antes, o plenário aprovou projeto que cria uma conta de estabilização para os preços dos combustíveis.

"Vejo que ainda tem barreiras, mas pode ser uma saída para a pressão nos preços dos combustíveis", disse Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, sobre a conta de estabilização. Segundo ele, o reajuste da Petrobras mostrou "independência da empresa", enquanto "pensando no macro, a inflação é o desafio".

Em Nova York, os principais índices de ações também encolhiam as perdas.

O indicador de preços ao consumidor dos EUA cresceu 0,8% em fevereiro, em linha com o esperado por analistas, o que consolidou apostas de alta de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na semana que vem. O mercado, porém, teme uma piora na inflação nos próximos meses com a guerra na Ucrânia e, por consequência, uma postura mais dura do Federal Reserve neste ano.

Além disso, pesa sobre os mercados globais a estagnação das negociações entre representantes de Ucrânia e Rússia em reunião nesta quinta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados