Minério de ferro sobe na China com oferta baixa e recuperação da demanda

Publicado em 11/03/2022 09:07

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro de referência na China se recuperaram na sexta-feira, saltando mais de 5% para registrar um segundo ganho semanal consecutivo com oferta apertada e recuperação da demanda nas usinas.

Os embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil ficaram em 22,45 milhões de toneladas na semana passada, queda de 567.000 toneladas em relação à semana anterior, mostraram dados da consultoria Mysteel.

"Impulsionado pela macropolítica positiva, o consumo downstream está melhorando, enquanto os lucros nas siderúrgicas de processo longo estão decentes. Há mais demanda de reabastecimento nas usinas no período posterior", segundo nota da SinoSteel Futures.

Os futuros de minério de ferro mais ativos na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, saltaram 5,9%, para 839 iuanes (132,66 dólares) por tonelada na sessão da manhã. Eles terminaram com alta de 3,8%, a 822 iuanes por tonelada, ganhando 1,2% na semana.

Os futuros de aço inoxidável, para entrega em abril, estenderam as perdas pela terceira sessão consecutiva e caíram 3,6%, para 19.235 iuanes por tonelada, enquanto os futuros de níquel de Xangai mergulharam para atingir o limite de negociação de 17% após retomar as negociações na sexta-feira.

Para toda a semana, os preços do aço inoxidável subiram 2,5% em meio à volatilidade nos preços da matéria-prima níquel.

(Por Min Zhang em Pequim e Enrico Dela Cruz)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados