Dólar tem leve queda ante real após decisões de política monetária

Publicado em 17/03/2022 09:10 e atualizado em 17/03/2022 09:45

Por Luana Maria Benedito

(Reuters) - O dólar oscilava entre estabilidade e leve queda frente ao real nesta quinta-feira, com investidores repercutindo a decisão do Banco Central de elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 11,75%, ao mesmo tempo em que avaliavam as perspectivas de posicionamento mais duro do Federal Reserve nos Estados Unidos.

Às 9:38 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,13%, a 5,0850 reais na venda.

Na B3, às 9:38 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,06%, a 5,1060 reais.

Na véspera, o BC colocou em prática o plano de reduzir a intensidade do ciclo de aperto monetário adotado para conter a inflação, e indicou ajuste da mesma magnitude na próxima reunião, apesar de destacar a incerteza sobre o atual cenário.

Estrategistas do Citi disseram em relatório desta quinta-feira que "o real tem potencial de operar bem" na esteira da decisão do Copom, já que juros mais altos no Brasil tendem a elevar a atratividade dos rendimentos oferecidos pela moeda local, mas também condicionou essa expectativa ao apetite por risco global.

Nesta manhã, as ações europeias e os futuros de Wall Street passaram a cair, devolvendo ganhos recentes depois que a Rússia moderou as expectativas em torno das discussões de paz com a Ucrânia. No mercado de câmbio, o índice do dólar caía 0,1%.

Investidores também repercutiam a decisão do Federal Reserve de elevar na quarta-feira os juros em 0,25 ponto percentual. O banco central norte-americano apresentou um plano agressivo para empurrar os custos de empréstimos nos Estados Unidos a níveis restritivos no próximo ano, diante das preocupações com a inflação alta e a guerra na Ucrânia.

Na véspera, a moeda norte-americana spot fechou em queda de 1,29%, a 5,0917 reais.

O Banco Central fará neste pregão leilão de até 15 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento de 2 de maio de 2022.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados