Consumo de energia elétrica cresce 1% em fevereiro no Brasil, diz CCEE

Publicado em 21/03/2022 13:15 e atualizado em 21/03/2022 13:50

O consumo nacional de energia elétrica registrou alta de 1% em fevereiro ante igual período do ano passado, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O setor de serviços registrou aumento de 14% no consumo de energia; seguido pelo segmento de madeira, papel e celulose (8,1%); químicos (5,9%); e alimentícios (4,5%).

Entre os destaques negativos em fevereiro, a CCEE apontou indústria têxtil (-5,4%), bebidas (-4,8%) e extração de minerais metálicos (-4,1%), com os maiores recuos no consumo.

A demanda total somou 68.430 megawatts (MW) médios no mês, puxada principalmente pelo mercado livre, no qual indústria e grandes empresas contratam sua energia.

O consumo no segmento cresceu 4,7% ante fevereiro de 2020, enquanto o mercado regulado, que atende pequenas e médias empresas e consumidores residenciais, retraiu 1%.

Segundo a CCEE, dois fatores vêm impactando os volumes de energia consumidos nos diferentes ambientes: a migração de cargas para o mercado livre e a geração distribuída de energia em usinas e telhados solares.

Pelos cálculos da instituição, desconsiderando a migração de consumidores, o consumo no mercado livre teria tido avanço de 1% no mês, enquanto o regulado teria crescimento de 0,9%.

Já excluindo da conta a geração distribuída, o mercado regulado teria apresentado crescimento de 0,4% no mês.

GERAÇÃO

O monitoramento da CCEE para a geração brasileira de energia mostrou que as hidrelétricas aumentaram sua fatia pelo segundo mês consecutivo, entregando ao sistema 6,1% mais energia em relação ao fevereiro do ano passado.

Esse desempenho reflete o cenário hidrológico relativamente mais favorável nos últimos meses, diz a CCEE, o que implicou uma menor necessidade de acionamento das térmicas (-35%).

O cenário positivo para geração solar e eólica resultou em aumentos de 99,4% e 25,8%, respectivamente, em fevereiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump ameaça processar Powell, do Fed, e anunciará seu substituto em janeiro
Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados