Presidente ucraniano alerta que guerra com Rússia pode levar fome a outros países

Publicado em 22/03/2022 10:54

ROMA (Reuters) - O ataque da Rússia à Ucrânia pode causar fome em países ao redor do mundo, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Parlamento italiano nesta terça-feira, pedindo mais ajuda para derrotar os invasores.

Em seu mais recente discurso a parlamentares ocidentais, Zelenskiy disse por meio de uma videochamada que seu povo está se agarrando à sobrevivência, enquanto militares russos devastam cidades ucranianas e massacram civis.

"Para as tropas russas, a Ucrânia é a porta da Europa, onde eles querem invadir, mas a barbárie não pode ser permitida", afirmou, acrescentando que as consequências da guerra já estão sendo sentidas em muitas partes do mundo.

"O mais terrível será a fome que se aproxima para alguns países. A Ucrânia sempre foi um dos maiores exportadores de alimentos, mas como podemos plantar sob os ataques da artilharia russa?"

Países como Líbano, Egito, Iêmen e outros passaram a depender do trigo ucraniano nos últimos anos e a guerra fez com que os preços do trigo disparassem, subindo 50% no último mês.

Respondendo a Zelenskiy, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, disse que a Ucrânia oferece uma resistência "heróica" à invasão russa e prometeu apoio contínuo aos refugiados que escapam dos combates, bem como ajuda militar.

"A arrogância do governo russo colidiu com a dignidade do povo ucraniano, que conseguiu conter os objetivos expansionistas de Moscou e impor um enorme custo ao Exército invasor", afirmou Draghi ao Parlamento.

(Reportagem de Pavel Polityuk, Alessandra Prentice e Crispian Balmer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índices de Wall Street fecham em baixa com queda de ações de tecnologia antes do Ano Novo
Ibovespa fecha em queda com ajustes em pregão de liquidez reduzida
Bolsonaro ficará internado até 1º de janeiro se não houver novas intercorrências, diz médico
Trump diz que EUA atacarão novamente se Irã estiver reconstruindo programa nuclear
Dólar à vista fecha em alta com exterior em sessão de menor liquidez nos mercados
Taxas dos DIs ficam estáveis em dia com baixa liquidez